Saúde

Entidade afirma que um terço dos brasileiros desconhece o diagnóstico de hipertensão

Em entrevista à CNN, o cardiologista Roberto Kalil, presidente do Incor e apresentador do CNN Sinais Vitais, falou sobre o tema e apontou para os riscos da pressão alta

18 Mai 2022 - 11h08 | Atualizado em 18 Mai 2022 - 11h08
Entidade afirma que um terço dos brasileiros desconhece o diagnóstico de hipertensão  Lorena Bueri

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial, também conhecida por “pressão alta”, atinge mais de 38 milhões de pessoas no Brasil. Porém, de acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp),  um terço da população que vive com a doença desconhece o diagnóstico.

Tal condição é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de outras comorbidades, como doenças cardiovasculares e renais. Na última terça-feira (17), Dia Mundial da Hipertensão, o médico cardiologista Roberto Kalil, presidente do Incor e apresentador do CNN Sinais Vitais, em entrevista à CNN, abordou os principais riscos da pressão alta.  

Kalil afirma: “A hipertensão arterial é um mal silencioso - 30% da população têm hipertensão, muitos não sabem. Acima de 60 anos de idade, 50% da população brasileira se torna hipertensa”.

Há diversas causas para a alta na pressão arterial, dentre as principais estão a obesidade, histórico familiar, o hábito de fumar, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, consumo exagerado de sal, níveis altos de colesterol e a falta de atividade física. 


Uma das formas de tratar a hipertensão é através de uma alimentação saudável. (Foto: Reprodução/MinhaSaúde - Proteste)


O cardiologista afirma que: “Pouca gente controla a hipertensão: 50% se tratam com exercícios, medicação e acompanhamento médico, mas só 20% tem o controle ideal de pressão. A hipertensão arterial agride o coração, o cérebro, os rins e é um mal silencioso, que acomete tanto o homem quanto a mulher”.

Como identificar sinais de hipertensão

O site da CNN Brasil divulgou que indivíduos considerados hipertensos apresentam pressão igual ou maior que 14 por 9. Dentre os sintomas mais comuns estão a tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações na visão.


Acompanhamento médico periódico ajuda no diagnóstico oportuno. (Foto: Reprodução/Notícias ao Minuto Brasil)


Porém, como trata-se de uma doença silenciosa, o recomendado é realizar a aferição periódica. Indivíduos acima de 20 anos devem realizar o procedimento aos menos uma vez ao ano. No caso de histórico familiar, o que se deve fazer é medir duas vezes nesse período. A aferição permite o diagnóstico oportuno da comorbidade em consultas médicas de rotina. 

“Às vezes, pode se manifestar com dor na nuca, falta de ar, sensação estranha na cabeça, mas pode ser silencioso, como a grande maioria dos casos”, afirma o cardiologista Kalil.

Foto Destaque: O recomendado é realizar aferições periódicas. Reprodução/Centro Médico em Curitiba. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo