Bem Estar

Entenda um pouco mais sobre o linfoma, câncer no sangue que na maioria das vezes acomete pessoas adultas

Um dos cânceres mais comuns no mundo, o linfoma acomete muitas pessoas no mundo inteira das mais diferentes faixa etárias. Entenda um pouco o seu funcionamento e como fazer o diagnóstico.

16 Set 2021 - 19h44 | Atualizado em 16 Set 2021 - 19h44
Entenda um pouco mais sobre o linfoma, câncer no sangue que na maioria das vezes acomete pessoas adultas  Lorena Bueri

Partindo do aspecto mundial, o câncer é uma das principais causas de mortes e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10 milhões de pessoas foram vítimas de diferentes tipos de câncer. Nesse último ano, o tipo mais letal foi o de pulmão, com 1,8 milhões de mortes.

O Linfoma representa um tipo de câncer com origem no sistema linfático, que é uma rede de pequenos vasos e gânglios, responsável pelo transporte e produção dos glóbulos brancos que, por sua vez, são encarregadas da proteção do organismo de infecções. Existem dois tipos principais desta doença, o linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin (LNH).

Dr. Mateus Zafanella é considerado um dos melhores especialistas em 'Harmonização Facial' do Brasil

Dr. Jorge Saliba: dentista famoso por conseguir o 'Sorriso mais Branco e Perfeito do Brasil' através de sua técnica exclusiva em lentes de contato dental

Dr. Otávio Maximino fala da procura pelas cirurgias de contornos corporal e a otimização para recuperação rápida do paciente

O nome foi dado em homenagem ao patologista britânico Thomas Hodgkin, que descobriu a doença em 1832 após analisar diversas pessoas com sintomas cancerígenos que afetavam os gânglios linfáticos. A mutação no linfócito faz com que ele vire uma célula de linfoma, que se reproduz excessivamente. Dessa forma, as células acabam se aglutinando e formando, assim, tumores.


(Foto: Entenda um pouco mais sobre o linfoma, câncer no sangue que na maioria das vezes acomete pessoas adultas . Reprodução/ pexels)


O linfoma de Hodgkin se prolifera de maneira ordenada de um grupo de linfonodos para outros e pode acontecer em qualquer faixa etária, apesar de ser mais comuns em jovens e adultos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a sua mortalidade foi reduzida em mais de 60% desde o início dos anos 70, uma vez que houve avanços consideráveis para seu tratamento. O INCA ainda aponta uma estimativa, feita no ano de 2020, de 2.640 novos casos.

Já o linfoma não-Hodgkin se espalha de forma não ordenada além de existir mais de 20 tipos deste linfoma. De acordo com o INCA, por razões desconhecidas, houve o dobro do número de casos nos últimos 25 anos e acontece principalmente com pessoas com mais de 60 anos. O instituto ainda estimou cerca de 12.030 novos casos.

Diagnóstico

O principal sintoma do linfoma é o inchaço dos gânglios linfáticos, localizados em áreas como o pescoço, virilha, axila, a parte de trás da cabeça e das orelhas. Além disso, é possível sentir febre, cansaço, coceira, perda de peso e suores noturnos. É extremamente importante lembrar que o diagnóstico precisa ser feito por um médico, dessa forma é indispensável a busca de assistência média no caso de apresentar sintomas.

 

Foto destaque: Entenda um pouco mais sobre o linfoma, câncer no sangue que na maioria das vezes acomete pessoas adultas. (Reprodução/ Freepik)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo