Notícias

Entenda quem são os extremistas de direita denominados "cidadãos do reich"

Após a prisão de 25 indivíduos que pretendiam realizar um golpe de estado, os grupos neonazistas, denominados 'cidadãos do reich", preocupam a Alemanha e o mundo.

09 Dez 2022 - 10h11 | Atualizado em 09 Dez 2022 - 10h11
Entenda quem são os extremistas de direita denominados 'cidadãos do reich' Lorena Bueri

Na última quarta-feira, dia 7, 25 indivíduos foram presos, na Alemanha, acusados de narrativas e mitos conspiratórios, do conhecido Reichsbürger e da ideologia QAnon. O grupo é formado por extremistas de direita, que planejavam uma ação violenta para tomar o poder do país, e o movimento chamou a atenção do mundo todo.

Segundo as autoridades alemãs, os chamados Reichsbürger ("cidadãos do reich"), são grupos ou indivíduos que negam o sistema legal da Alemanha, inclusive, negam a própria existência de uma República Federativa Alemã, assim como a legitimidade de qualquer representante legal eleito. "As investigações nos dão um vislumbre do abismo que é a ameaça terrorista vinda dos Reichsbürger", relatou a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, completando ainda que esses indivíduos são movidos por fantasias violentas e ideologias conspiratórias.

Os chamados "cidadães do reich", vivem em uma espécie de estado paralelo, no qual o antigo reich alemão continua existindo. Eles se sentem fora do atual sistema legal do país, rejeitando assim documentos como carteira de identidade, e emitem documentos fictícios, como "carteira de identidade do reich", ou "carteira de documento do reich", também utilizando placas de carros inventadas e até chegando a imprimir suas próprias moedas. Eles também se recusam a pagar impostos, taxas e contribuições.


Cidadãos do reich e aristocrata ameaçam o governo alemão. (Foto: Reprodução/Diário de Notícias)


Inicialmente vistos apenas como uma forma de piada, apenas ha alguns anos o sistema de segurança alemão alertou que eles se tornaram mais perigosos e violentos. Apesar do nome, eles são formados por um conjunto de grupos pequenos e indivíduos espalhados e não por um movimento nacional unificado, embora alguns sonhem em criar um estado autônomo próprio. 

Quando em 2016, um bávaro, matou um policial quando a sua casa era revistada, as autoridades alemãs passaram a revogar mais de 1.000 (mil) licenças de armas para pessoas suspeitas. Entre 2016 e 2021, cerca de 1.050 "cidadãos do reich" tiveram suas licenças para posse de armas revogadas, mas por volta de 500 ainda possuem asmas de forma legal. Segundo dados do governo, em 2021, os grupos extremistas praticaram o dobro de crimes, quando comparado com 2020. Do total de 21 mil, 1.150 são de extrema direita, enquanto 2.100 são potencialmente violentas, ainda segundo dados do serviço alemão de segurança, Escritório para a Proteção da Constituição (BfV).   

Foto Destaque: Cidadãos do reich. Reprodução / G1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo