Notícias

Entenda porquê canção de Anitta pode estar envolvida em fraude

Anitta pode estar envolvida em fraude relacionada à reprodução de sua música "Envolver" no Spotify. A plataforma de streaming fará uma averiguação sobre o caso

13 Abr 2022 - 18h00 | Atualizado em 13 Abr 2022 - 18h00
Entenda porquê canção de Anitta pode estar envolvida em fraude Lorena Bueri

No dia 25 de março, a música “Envolver” da cantora Anitta chegou ao primeiro lugar no Top 50 Global do Spotify com 6,4 milhões de execuções. Desde então, a canção se mantém no top 10 da playlist. Apesar do grande feito enquanto primeira brasileira a alcançar o topo do ranking, Anitta está sendo acusada de manipular o algoritmo da plataforma de música. Além da equipe da artista, os fãs também são alvos de acusações.

Apoiados pela cantora, os fãs teriam utilizado várias contas para criar playlists com “Envolver” tocando repetidamente na tentativa de driblar a contagem do Spotify. Segundo informações do Rest of World, Adriano Ferreira da Silva Filho, um fã da Anitta, criou inúmeras playlists com a canção para reproduzi-la mais de 2 mil vezes por dia. A reprodução acontecia em dois celulares e um notebook. “Se você só toca a faixa repetidamente, o Spotify não conta como stream. Eles acham que é um bot. Então, você tem que criar uma playlist com faixas diferentes e alternar com aquela que você quer aumentar”, explica o fã.


Cantora foi primeira brasileira e latina a conquistar o #1 Global do Spotify. (Foto: Reprodução/Marco Ovando)


A Folha de São Paulo apurou que 60% dos plays que levaram a faixa ao topo global vieram do Brasil, enquanto ela só aparece nas 200 mais tocadas em 36% dos outros países. O número contraria a estatística comum às primeiras posições dos charts que costumam ficar entre as mais tocadas em 92% dos países.

Os especialistas Fernanda Rosa Picosse (propriedade intelectual) e Alexandre Trinhaim (marcas e patentes) disseram para a coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, que, se comprovada a possibilidade de fraude, a situação pode ficar complicada para a cantora Anitta. “Ela pode ser banida das plataformas e não receber os royalties pelas reproduções (supostamente) fraudulentas", afirmam. 

No contrato com o Spotify, fica claro que a plataforma tem o direito de remover conteúdo manipulado, tal como reter royalties e corrigir números de streaming. Além disso, as modificações refletem na popularidade do artista, podendo gerar prejuízos.

 

Foto Destaque: Anitta no clipe de Envolver. Reprodução/ES Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo