Saúde

Entenda os surtos psicóticos coletivos e como os seus efeitos afetam a sociedade

Apesar de sua longa existência, especialistas em psiquiatria apontam que ocorrência desses surtos permanece em uma condição pouco compreendida em relação à sua etiologia.

28 Abr 2022 - 16h31 | Atualizado em 28 Abr 2022 - 16h31
Entenda os surtos psicóticos coletivos e como os seus efeitos afetam a sociedade Lorena Bueri

Embora sejam fenômenos frequentemente conhecidos por outros nomes e difíceis de categorizar, os surtos de massa ocorrem há séculos. Surtos psicóticos coletivos referem-se à "rápida disseminação de sinais e sintomas de doença que afetam membros de um grupo coeso, provenientes de um distúrbio do sistema nervoso envolvendo excitação, perda ou alteração de função, em que as queixas físicas que são exibidas inconscientemente não têm etiologia orgânica correspondente."

Eles ocorrem no contexto de uma ameaça crível que provoca grande ansiedade. Às vezes, as pessoas em um grupo começam a pensar que podem ter sido expostas a algo perigoso, como um germe ou uma toxina (veneno). Podem apresentar sinais de doença como dor de cabeça, tontura, fraqueza ou um sentimento de asfixia. O grupo pode ser uma classe em uma escola ou trabalhadores em um escritório. A doença pode também ser chamada de "histeria epidêmica".


Mulher passa mal em meio a uma multidão (Foto: Reprodução/New York Daily News/Getty Images)


Surtos de doença psicogênica em massa mostram como o estresse afeta as pessoas. O corpo pode ter uma reação forte semelhante a outras situações estressantes. Essas reações também mostram como os sentimentos e o comportamento de outras pessoas podem afetar a forma como alguém se sente. Um surto de doença psicogênica em massa é um momento de ansiedade e preocupação.

Muita cobertura da mídia ou a presença de ambulâncias ou trabalhadores de emergência pode fazer que uma pessoa ou grupos de pessoas se sintam mais ansiosos. "A grande dificuldade está no fato de os próprios médicos desconhecerem esse fenômeno, o que dificulta o diagnóstico. As doenças psicogênicas de massa sempre ocorreram, mas elas ficaram meio esquecidas nos últimos 40 ou 50 anos", resume o médico Renato Luiz Marchetti, que coordena o Projeto de Epilepsia e Psiquiatria do IPq, em São Paulo.

A reação psicogênica de massa tem sido falada e relatada por centenas de anos em todo o mundo e em muitos contextos sociais diferentes. Os surtos em sua maioria não são registrados, mas ocorrem com frequência bem maior que o imaginado. A maioria destes surtos para quando as pessoas emigram do local onde a doença começou.

A doença tende a desaparecer quando os afetados são examinados e os médicos garantem que não eles não têm uma doença perigosa. Manter as pessoas que se sentem doentes longe de toda a comoção e estresse é importante. Depois dos especialistas checarem o lugar onde o surto começou, eles podem garantir a todos que é seguro voltar para aquele local. "É por isso que é importante deixar claro que se trata de uma reação psicogênica de massa, uma condição médica que, na maioria das vezes, é transitória e pode ser resolvida adequadamente", conclui Marchetti.

Foto destaque: Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo