Saúde

Entenda os principais sintomas do TOC

O TOC, um transtorno obsessivo e compulsivo, está mais presente no cotidiano e na sociedade do que a maioria imagina e merece um cuidado e atenção especial como as demais doenças

11 Out 2022 - 12h00 | Atualizado em 11 Out 2022 - 12h00
Entenda os principais sintomas do TOC Lorena Bueri

Ter algum tipo de mania é normal no cotidiano humano e não é um problema quando não é em grande escala. Mas a partir do momento que comportamentos compulsivos e repetitivos afetam sua rotina você deve ficar atento, isso pode se tratar de TOC (transtorno obsessivo compulsivo). O TOC é uma condição ligada à mania de padrões compulsivamente, ou seja, a pessoa não consegue simplesmente ver algo fora do lugar ou dos padrões e podem gerar ansiedade. O primeiro sinal da doença e não conseguir deixar essas manias de lado. Exemplos mais frequentes são a preocupação excessiva com a limpeza e a higiene pessoal, a indecisão em situações corriqueiras e pensamentos obsessivos que levam a realização de um ritual que amenizam a ansiedade. 

As causas para se desenvolver esse transtorno podem estar associadas a fatores psicológicos ou biológicos, como encefalias (inflamação no cérebro, geralmente, provocada por uma infecção), herança genética, ou acidentes cerebrais. De acordo com pesquisas realizadas pelo Centro Universitário UniFTC, a maioria das pessoas já sofreu algum episódio de depressão em alguma fase da vida. 


Ações determinantes do TOC (Reprodução: psiquiatraportoalegre)


Os psicanalistas listam os sintomas mais comuns que podem ser observados em pessoas com TOC:

  • Higienização em excesso;
  • Perfeccionismo;
  • Preocupação com a aparência física;
  • Temor de enfrentar doenças;
  • Obsessões agressivas, como medo de ferir, prejudicar ou matar outra pessoa sem intenção;
  • Obsessões de autoextermínio;
  • Receio de fazer algo inconveniente, como furtar, roubar, xingar ou assediar pessoas desconhecidas.

As recomendações para quem acredita ter TOC ou que tem reparado pelo menos de 2 há mais itens listados a cima em seu cotidiano é procurar um psiquiatra para avaliação e tratamento adequado. Como qualquer transtorno, o TOC precisa de atenção e cuidados adequados, pois os padrões podem ir se agravando.

Foto destaque: Os padrões do TOC/Reprodução: cognys

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo