Money

Entenda os motivos da queda do dólar e saiba as perspectivas

Moeda americana acumula quatro quedas apenas nesta semana. Em 2023, o dólar já caiu quase 7%, principalmente devido aos números da economia dos Estados Unidos.

16 Abr 2023 - 17h52 | Atualizado em 16 Abr 2023 - 17h52
Entenda os motivos da queda do dólar e saiba as perspectivas Lorena Bueri

O dólar chegou ao menor valor em dez meses. Na última sexta-feira (14), a moeda estadunidense atingiu uma queda de 0,23%, chegando a R$ 4,91. O principal motivo para a desvalorização da moeda foi a divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos. Foram quatro quedas consecutivas esta semana.

Neste ano, o dólar já apresenta uma queda de 6,88%. Só nesta semana, as perdas foram de 2,82%.

Na sexta-feira, o principal motivo da queda foi o recuo de 1% nas vendas do varejo nos EUA. A previsão é que o Federal Reserve tenha que subir a taxa de juros novamente.

A divulgação dos índices de inflação brasileira e americana indicam que a elevação dos juros nestes países tem ajudado a economia deles a se recuperar. O Brasil é beneficiado com isto, porque, em tempos de alta nos juros, a tendência dos investidores é investir em países emergentes. A expectativa para a queda da taxa Selic é também boa, graças aos bons resultados do IPCA.

O presidente do Fed afirmou que os juros americanos vão parar de subir em breve. Segundo Raphael Bostic, a próxima alta deve ser de 0,25, e já será suficiente para a recuperação econômica.


Desvalorização (Reprodução/ Pixabay)


Outro índice preocupante divulgado pelos Estados Unidos foi o aumento de pedidos de auxílio desemprego. A previsão da Reuters era atingir 232 mil, mas atingiu 239 mil. Os números não eram tão ruins desde novembro de 2021.

A perspectiva de recuperação na economia europeia também é boa. Christine Lagarde, porém, afirma que a queda na inflação não será tão rápida.

Apesar de estar abaixo de 5 reais, a previsão de especialistas em câmbio é que a moeda americana fique em um valor em torno de R$ 5,30. Segundo a XP, é impossível o dólar atingir valores abaixo de 4 reais, como estava antes da pandemia.

 

Foto Destaque: Dólares. Reprodução/ Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo