Saúde

Entenda os benefícios e malefícios do uso das redes sociais

O uso das redes sociais pode integrar muitos grupos e ajudar várias pessoas. No entanto, pode também levar a um sono ruim e prejudicar a saúde mental. Ele tem associações com depressão e ansiedade.

15 Ago 2022 - 17h19 | Atualizado em 15 Ago 2022 - 17h19
Entenda os benefícios e malefícios do uso das redes sociais Lorena Bueri

Muitas pessoas no mundo de hoje vivem com seus computadores e smartphones como companheiros virtuais. Esses dispositivos usam redes de mídias sociais eletrônicas que alertam os usuários sobre atualizações sobre amigos, celebridades favoritas e eventos globais. Essas redes se tornaram firmemente integrada à vida diária de bastante gente.

Em sua essência, a rede social é uma ferramenta de comunicação poderosa que mudou a forma como os indivíduos interagem uns com os outros. Ele acelera a forma como as pessoas trocam e compartilham informações, pensamentos e ideias em redes virtuais. No entanto, as mídias sociais têm desvantagens. Algumas evidências sugerem que seu uso – em particular, seu uso excessivo – pode afetar negativamente a saúde mental de várias maneiras.

A rede social tem associações com depressão, ansiedade e sentimentos de isolamento, particularmente entre usuários frequentes. Uma pesquisa de censo de 2015 descobriu que os adolescentes podem passar até 9 horas de cada dia online. Muitos desses indivíduos estão preocupados com o fato de passarem muito tempo navegando nessas redes. Essa onda de preocupação sugere que as mídias sociais podem afetar a saúde mental de seus usuários.

Os pesquisadores por trás de um estudo canadense de 2017 confirmaram essa descoberta. Eles observaram que os alunos que usam as mídias sociais por mais de 2 horas diárias são consideravelmente mais propensos a classificar sua saúde mental como justa ou ruim do que usuários ocasionais.

Um estudo de 2019 associou o uso das redes a um sono interrompido e atrasado. O sono regular e de alta qualidade é essencial para o bem-estar, enquanto evidências mostram que os problemas do sono contribuem para efeitos adversos à saúde mental, como depressão e perda de memória.


As redes sociais também podem ser benéficas se utilizadas corretamente. (Foto: Reprodução/iTok)


Além dos efeitos adversos sobre o sono, as mídias sociais podem desencadear lutas de saúde mental, expondo os indivíduos ao cyberbullying (ou “bullying cibernético”). Em uma pesquisa de 2020 com mais de 6.000 indivíduos entre 10 e 18 anos, os pesquisadores descobriram que cerca de metade deles sofreu cyberbullying.

Uma das desvantagens das plataformas de mídia social é que elas dão às pessoas a oportunidade de começar ou espalhar rumores prejudiciais e usar palavras abusivas que podem deixar as pessoas com cicatrizes emocionais duradouras, além de desencadear sentimentos de inadequação. As pessoas podem sentir que sua vida ou aparência não se compara favoravelmente com a de outras pessoas nas redes, levando a sentimentos de inveja e insatisfação.

Um estudo de 2018 descobriu que o alto uso das mídias sociais aumenta em vez de diminuir os sentimentos de solidão. Também informou que reduzir a sua utilização ajuda as pessoas a se sentirem menos solitárias e isoladas e, além disso, melhoram seu bem-estar.

Apesar de suas desvantagens, as redes sociais continuam sendo um meio eficiente de conectar comunidades e indivíduos em todo o mundo. Por meio delas, jovens que lutam com habilidades sociais e ansiedade podem se expressar e socializar. Pode ser particularmente vantajoso para grupos marginalizados, como as comunidades LGBTQIA+, pois permite que as pessoas se encontrem e interajam com outros indivíduos com ideias semelhantes.

A integração social também serve como uma plataforma que dá voz aos sem voz. Por exemplo, as pessoas que foram sujeitas a violência e abuso podem usar comunidades – como a comunidade #MeToo – para transmitir suas opiniões, falar sobre o que estão enfrentando e encontrar apoio.

As mídias sociais também podem educar e informar e fornecer uma saída para a criatividade e autoexpressão. Cabe aos responsáveis pela criação dessas mídias e a quem as utiliza ter os cuidados necessários para que o uso das redes não seja exagerado e prejudicial.

Foto destaque: Uso das redes sociais pode distanciar pessoas que estão perto umas das outras. Reprodução/Health Hub

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo