Empreendedorismo

Entenda o que é o Lucro Presumido e como funciona

Conheça tudo sobre o Lucro Presumido, quais os benefícios desse sistema, qual o limite para começar, como calcular e quais empresas podem optar por ele.

14 Abr 2023 - 13h30 | Atualizado em 14 Abr 2023 - 13h30
Entenda o que é o Lucro Presumido e como funciona Lorena Bueri

O Lucro Presumido é um regime tributário concebido especificamente para empresas optantes. Trata-se de um regime tributário mais simples que o Simples Nacional, pois não existem mudanças anuais de cálculos ou de alíquotas. É uma alternativa ideal para empresas pequenas e médias, pois possui vantagens que não estão presentes nas outras formas de tributação.

O que é Lucro Presumido?
Lucro Presumido é um regime tributário criado para permitir que algumas empresas, principalmente as MPEs (Micro ou Pequenas Empresas), desfrutem de alíquotas reduzidas e critérios mais simples para a apuração do imposto devido. Ao aderir a esse regime, uma empresa é isenta de recolher, anualmente, o Imposto de Renda, o que permite a redução de custos com contabilidade e do próprio imposto.


Entenda o que é o Lucro Presumido e como funciona (Foto:Reprodução/Getty Images)


Qual o limite para o lucro presumido?
O limite para entrar no regime de Lucro Presumido é R$78 mil por ano. Isso significa que uma empresa pode lucrar, no máximo, esse valor e não terá que recolher o Imposto de Renda nem o Provisionamento de IRC. Além disso, o lucro deve ser ajustado pela Receita Federal anualmente.

Como calcular o Lucro Presumido?
A Receita Federal confere a cada empresa o direito de assumir certo percentual de lucro, conhecido como Lucro Presumido, com base na atividade econômica exercida. O lucro é calculado com base na receita bruta da empresa com a seguinte fórmula:

Lucro Presumido = (Receita Bruta x Alíquota da atividade) – Despesas Dedutíveis

Vantagens do Lucro Presumido
O Lucro Presumido apresenta várias vantagens, como a simplificação dos procedimentos contábeis, a redução de custos e a facilidade para controlar o caixa. O principal benefício é a isenção do Imposto de Renda, que proporciona grandes economias e não requer grandes conhecimentos contábeis para a sua execução. Além disso, as empresas que adotam esse regime também são isentas do PIS/COFINS, o que deve ser considerado na hora de calcular o lucro líquido para apuração do imposto devido.

Desvantagens do Lucro Presumido
Existem algumas desvantagens no regime tributário do Lucro Presumido. O principal é que as empresas não podem emitir notas fiscais com as alíquotas reduzidas ao aderirem a ele. Além disso, também não se permite a dedução de despesas para fins de imposto, tornando difícil para as empresas fazerem previsões exatas do imposto devido.

Quais empresas se enquadram no lucro presumido?
O lucro presumido é destinado a empreendimentos de pequeno e médio porte, como empresas de comércio, prestação de serviços, indústria e comércio eletrônico. Algumas empresas, como as que trabalham com atividades imobiliárias, transporte e assistência médica, estão excluídas desse regime.

O Lucro Presumido é ideal para empreendedores que desejam reduzir custos e simplificar seus processos contábeis. Além disso, ele proporciona uma economia significativa no Imposto de Renda devido. A parte fiscal para manter a legalização de uma empresa no Brasil pode ser um pouco burocrática no início, mas conhecendo os modelos e suas características tudo vai ficando mais simples. Se você deseja conhecer mais sobre o regime de Lucro Presumido, não hesite em contactar um contador especializado.

Foto Destaque:Entenda o que é o Lucro Presumido e como funciona:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo