Empreendedorismo

Entenda o que é balanço patrimonial e sua função

Tido como principal ferramenta para avaliar a saúde financeira da empresa, ele é frequentemente usado por investidores para determinar o valor de uma empresa e seu potencial de crescimento ou lucro.

24 Mar 2023 - 14h00 | Atualizado em 24 Mar 2023 - 14h00
Entenda o que é balanço patrimonial e sua função Lorena Bueri

O balanço patrimonial é um documento contábil que fornece informações sobre as finanças de uma empresa. É a principal ferramenta para avaliar a saúde financeira da empresa. Ele resume todas as informações financeiras da empresa, incluindo seus ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas. É importante para tomadores de decisão analisarem o balanço patrimonial para obter informações sobre a solidez financeira da empresa. É a base para a análise de empresas e a avaliação de investimentos. Saiba, aqui, o que é balanço patrimonial, para que serve e alguns exemplos de sua estrutura.

O que é balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é uma lista dos ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa. É usado para acompanhar os fluxos de caixa da empresa, as despesas e os investimentos realizados. É frequentemente usado por investidores para determinar o valor de uma empresa e seu potencial de crescimento ou lucro.


Entenda o que é balanço patrimonial e sua função (Foto:Reprodução/Pinterest)


Importância do balanço patrimonial

O balanço patrimonial é uma ferramenta vital para qualquer empresa. É usado para acompanhar a saúde financeira da empresa ao longo do tempo, além de permite que os administradores tomem decisões financeiras e planejem o futuro. Além disso, o balanço patrimonial fornece informações para os investidores, incluindo informações sobre o valor da empresa.

Estrutura do balanço patrimonial

O balanço patrimonial é dividido em duas partes: ativos e passivos.

Ativos
Os ativos são bens ou serviços a serem entregues em futuro. Os ativos são divididos em dois grupos: ativos correntes e ativos não correntes. Os ativos correntes são aqueles que serão convertidos em caixa dentro de um ano. Os ativos não correntes incluem bens não monetários, como imóveis, equipamentos e investimentos de longo prazo.

Passivos
Os passivos são os pagamentos que a empresa deve fazer no futuro, sendo divididos em duas categorias: passivos correntes e passivos não correntes. Os passivos correntes são os pagamentos que serão feitos dentro de um ano, já os passivos não correntes incluem empréstimos a longo prazo, dívidas de capital e outros compromissos de longo prazo.

Patrimônio Líquido
O patrimônio líquido da empresa é o saldo dos ativos menos os passivos. O patrimônio líquido representa a posição financeira da empresa e é usado para calcular o lucro líquido da empresa.

Exemplos de balanço patrimonial
Aqui estão alguns exemplos de balanço patrimonial para você entender a estrutura.

Ativos
- Caixa e equivalente de caixa
- Contas a receber
- Estoque
- Propriedade, planta e equipamento
- Investimentos de curto prazo

Passivos
- Empréstimos e financiamentos
- Contas a pagar
- Dividendos a pagar
- Salários e encargos

Patrimônio Líquido
- Capital próprio
- Reservas

O balanço patrimonial é uma ferramenta vital para tomadores de decisões financeiras e investidores. É usado para acompanhar os fluxos de caixa da empresa, as despesas e os investimentos. Ajuda a medir o sucesso da empresa e o potencial de crescimento ou lucro a longo prazo.

FotoDestaque: Entenda o que é balanço patrimonial e sua função:Reprodução/Pinsterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo