Tech

Entenda o que é a Web3 e suas promessas para um futuro mais tecnológico

O avanço futuro da internet está cercado por uma nova ideia chamada Web3, que promete proporcionar esse avanço através da tecnologia blockchain, incorporando conceitos como o de descentralização.

28 Abr 2022 - 10h13 | Atualizado em 28 Abr 2022 - 10h13
Entenda o que é a Web3 e suas promessas para um futuro mais tecnológico Lorena Bueri

A nova ideia Web3 traz promessas de uma internet diferenciada no futuro, mais colaborativa, dinâmica, descentralizada e inclusiva, uma internet baseada na tecnologia blockchain, que incorpora conceitos como descentralização e economia baseada em tokens. Mesmo com tantas expectativas em relação a essa nova interação da Word Wide Web (www), para muitos a caminhada ainda é longa até deixar de ser buzzword e realmente disponibilizar uma internet melhor.

Empreendedores, executivos, desenvolvedores, consumidores, capitalistas de risco, todos estão atentos imaginando um novo mundo a partir de conceitos e tecnologias que surgem dessa idéia, ou que serão impulsionadas por ela de alguma forma, como Metaverso, Decentralized Finance (DeFi), NFTs (tokens não fungíveis).

Como resultado disso, é esperado um novo mundo onde não há barreiras entre o mundo físico e digital, trazendo transações diretas entre os usuários, criadores de conteúdo, compradores e vendedores.


Tecnologia Blockchain. (Divulgação/Brasil Open Badge)


A razão desse surgimento de novas idéias está em diversos fatores como a perspectiva de uma internet mais rápida com a chegada do 5g e o amadurecimento e exigência das pessoas em relação ao mundo digital após a pandemia da Covid-19, que exigiram uma guinada nesse mundo tecnológico.

Uma boa maneira de entedermos o quanto este novo conceito está chegando com tudo é observar o interesse dos investidores. Um exemplo são os financiamentos em Decentralized Finance (DeFi), que cresceram 851% na comparação ano a ano, chegando a US$ 3,4 bilhões. O número de deals aumentou 94%, alcançando 240. Já quando olhamos para as NFTs, o total de aportes nas startups foi de US$ 4,8 bilhões, crescimento de 130 vezes ano a ano. Além disso, mais de 90 startups no mundo já estão envolvidas na criação dos blocos fundamentais para o Metaverso.

Outro indicativo da força desse movimento é perceber as grandes marcas se aventurando e criando soluções, bem como as instituições financeiras intensificando os experimentos no âmbito das finanças descentralizadas.

Pesquisa do Fórum Econômico Mundial afirma que até 2025 a tecnologia vai transformar o modo como vemos e lidamos com o dia a dia.

Quando falamos de inovação, estamos falando de pessoas. Liderar pessoas para um futuro incerto, cada vez mais tecnológico e capazes de atender grandes demandas.

 

Foto Destaque: Nova ideia Web3. (Divulgação/Tremplin Numérique)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo