Empreendedorismo

Entenda o que é ESG e porque é tão importante no mundo empresarial

Uma prática que continua sendo importante para os líderes empresariais no ano de 2022 é o ESG. Entenda o que é a sigla e qual a relevância do tópico para os empreendimentos

20 Set 2022 - 19h07 | Atualizado em 20 Set 2022 - 19h07
Entenda o que é ESG e porque é tão importante no mundo empresarial Lorena Bueri

A sigla ESG é um dos princípios que vem sendo estudado e de grande importância de ser aplicado nas empresas. Significa Environmental (E), Social (S), Governance (G). A primeira parte da sigla se refere as práticas da empresa que são voltadas ao meio ambiente, como emissão de gases poluentes, pautas do aquecimento global, despejo de lixo industrial nos rios, entre outras.

Já a segunda letra, faz menção ao impacto da empresa ou entidade para a comunidade e a sociedade, como direitos trabalhistas, diversidade étnica e de gênero, e outras. A parte de governança, remete a questão das políticas e processos administrativos da própria empresa, as práticas contra a corrupção interna, canais de denúncia para abusos decorrentes do local de trabalho, respeito ao direito dos consumidores, etc.

No ano de 2022, o ESG continua sendo uma grande preocupação dos empresários, entretanto, muitos líderes não conseguem discernir o ESG de CSR (Responsabilidade Social Corporativa). Enquanto o CSR tem uma noção de ações de retribuição para a sociedade local e o pessoal envolvido, o ESG tem estratégias mensuráveis e quantificáveis. A montagem de um conselho de ESG tem a necessidade de buscar um pessoal que entenda o setor e seus impactos, gerando perspectivas reais do impacto comercial.


Preservação ambiental (Foto: Reprodução/Twitter)


Pode parecer difícil mensurar isso, porém se comunicar com insights práticos é uma boa opção, utilizando réguas que todos são capazes de entender: Os termos financeiros. Para ações como impactos ambientais e sociais não há como ser objetivo se pensar de maneira qualitativa e para isso, uma saída é utilizar os números e grandezas quantitativas.

Não menos importante, é preciso estabelecer estratégias e objetivos a serem atingidos com o ESG, portanto, nas reuniões é importante separar parte do tempo para colocar em pauta a discussão de onde chegaremos com essas questões, e atentar a gestão de riscos.

Foto Destaque: ESG nas empresas. Reprodução: Yahoo Finanças.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo