Notícias

Entenda o que acontece com presentes recebidos por presidentes no Brasil

Regras sobre presentes recebidos por presidente da república dos líderes estrangeiros, foram definidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2016. Os bens devem ficar sob posse da união, e os mesmos precisam prestar contas.

11 Mar 2023 - 12h00 | Atualizado em 11 Mar 2023 - 12h00
Entenda o que acontece com presentes recebidos por presidentes no Brasil Lorena Bueri

Lula e ex presidente Dilma Rousseff devolveram 551 presentes recebidos por autoridades estrangeiras entre os anos de 2003 e 2016 ao acervo publico da união em 2019.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou em 2016 que: “Em que pese o decreto não detalhar que também os presentes trocados protocolarmente, portanto sem cerimônia específica para troca de presentes, devam igualmente integrar o patrimônio da União, sob o prisma dos princípios da moralidade, legitimidade e razoabilidade, a melhor aplicação ao tema é a de que quaisquer itens recebidos por trocas oficiais sejam bens públicos, uma vez que o cidadão, na qualidade de presidente da República, somente está recebendo tal bem em função da natureza pública e representativa do cargo que está temporariamente ocupando”.


Instituto Lula possui acervo disponível ao público de presentes que foram permitidos ficar sob posse do presidente. (Foto:Reprodução/ Instituto Lula)


Anteriormente as únicas regras sobre o tema, referente a um decreto de 2002 que dava a entender que só presentes "entregues em cerimônia oficial" seriam patrimônios da União. Isso fazia com que os presidentes guardassem para si, presentes recebidos fora das cerimônias oficiais.

O assunto ganhou repercussão após a crise provocada pelas joias de R$ 16,5 milhões, dadas pelo governo da Arábia Saudita à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Já que o “presente” foi dado a Michelle Bolsonaro no período em que seu esposo era presidente da república, o mesmo deveria fazer parte do acervo da união.


Joias que Michelle recebeu do Governo da Arábia Saudita. (Foto: Reprodução/ Isto É)


Alguns critérios para cadastro dos presentes foram determinados pelo TCU, solicitando que deve haver transparência com a divulgação na internet em relação aos bens e valores dos bens, após recebimento por presidente brasileiro. Podem ficar sob posse dos mesmos, presentes nomeados como de “cunho pessoal” sendo: medalhas personalizadas; bens de consumo direto como bonés, roupas e perfumes.

Após “correção” do decreto pela união, os bens que estavam sob posse de Lula e Dilma foram localizados e apreendidos após os mesmos prestarem contas.

Foto Destaque: Lula também recebeu presentes de admiradores comuns. Reprodução/ BBC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo