Moda

Entenda o conceito de moda cíclica e influência do filme "Barbie"

A cultura pop e outros eventos históricos, influenciam o que chamamos de moda cíclica. Exemplos como o filme live action da Barbie, mesmo antes do lançamento, já estão impactando o consumo.

17 Abr 2023 - 21h22 | Atualizado em 17 Abr 2023 - 21h22
Entenda o conceito de moda cíclica e influência do filme 'Barbie' Lorena Bueri

Reviver tendências passadas é o conceito chamado de moda cíclica, com algumas atualizações mais modernas para atender ao público atual. Tudo aquilo que foi considerado moda nos anos 80, se tornou “brega” nos anos 90 e até bem pouco tempo atrás; mas atualmente está nas ruas, nas maiores passarelas dos desfiles de moda.

As tendências no mundo da moda costumam passar muito rápido, a cada estação novas peças e modelos são criados. As mudanças no comportamento do consumidor e as novas necessidades surgem, principalmente se considerarmos as influências do mercado.

Tendências se reciclam em 20 anos, e os conteúdos viralizam e somem muito rápido. Na internet, nas redes sociais, entre o mundo dos influencers e o nosso. Tudo está ligado ao consumo de massa e aos acontecimentos históricos.


Kim Kardashian e as filhas, com looks rosa super alegres. (Foto:Reprodução/ Instagram)


Carol Garcia, pesquisadora e consultora de moda do Bureau de Estilo, explica - “As tendências de moda dos anos 1920 foram influenciadas pela era do jazz, em 1960 pela revolução cultural e dos anos 1980 pela cultura pop e tecnologia emergente. Toda tendência tem uma explicação social”.

Uma das principais responsáveis pela influência, com um poder absurdo quando falamos de moda, é a mídia, os filmes, séries, novelas, redes sociais e a cultura pop. A versão live action do filme da Barbie, por exemplo, mesmo antes da estreia já é possível ver o movimento barbiecore super presente.


Trailer do filme Barbie. (Foto:Reprodução/ Warner Bros. Pictures Brasil/YouTube)


Os looks completos com peças cor de rosa, especialmente o pink, rosas claros e fúcsia, trazem união da quebra de padrões e olhar para a feminilidade. Marcas renomadas, como Maison Valentino, com seu tom Valentino Pink e Balenciaga trouxeram o ‘Barbiecore’ em suas coleções de inverno, ou seja, as passarelas também contribuirão para a popularização dessa tendência.

Já aderiram ao estilo as famosas Kim Kardashian, Megan Fox e Hailey Bieber; itens relacionados também já estão sendo aderidos pelos homens.

Foto Destaque: Color Blocking é a tendências de misturar cores alegres e vibrantes em um único look. Reprodução/ Blog Hiroshima.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo