Saúde

Entenda mais sobre o inchaço relatado por Joelma

A cantora Joelma relata que, após contrair três vezes o vírus, enfrenta sequelas da Covid-19. Entre alas, a artista destaca o "efeito sanfona" que a deixa inchada, eventualmente

01 Jun 2022 - 11h21 | Atualizado em 01 Jun 2022 - 11h21
Entenda mais sobre o inchaço relatado por Joelma Lorena Bueri

A cantora Joelma, em show realizado no último domingo (29), em Parauapebas, no Pará, apareceu com seu rosto inchado e deixou os fãs preocupados. Segundo a própria cantora, o inchaço é uma sequela da Covid-19. Joelma teve a doença três vezes e explica que o vírus pandêmico deixou um “efeito sanfona” e que há dias nos quais o corpo fica inchado, entretanto volta ao normal. 

Nesta terça-feira (31), a cantora postou novas fotos em suas redes sociais. Nas imagens, seu rosto parece estar desinchado. Devido a repercussão do caso, o site g1 chegou a procurar especialistas da área para falar mais sobre as sequelas ou sintomas que o vírus pode causar.  

Uma das entrevistadas foi a infectologista Andrea Beltrão, a profissional  diz que esse tipo de sequela é raro de acontecer. “Essa sequela não é comum, não tem relação com procedimentos estéticos. O edema que ocorre após a Covid-19 é devido o processo inflamatório intenso que leva a trombose na microcirculação”, afirma.  


Joelma relata que sofre o "efeito sanfona" da Covid-19. (Foto: Reprodução/g1)


A médica ainda explica que as reinfecções não potencializam os problemas, o efeito é contrário e “a tendência é que os sintomas sejam mais leves”

Com esse caso repercutindo, chegam algumas dúvidas quanto à vacina contra a covid. Uma delas é relacionada ao uso do colágeno (ácido hialurônico). No caso, se uma pessoa que faz uso do produto tomar a vacina, o sintoma será o mesmo?   

Quanto a isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo (SBD-RESP) publicou uma nota com estudos realizados pela revista científica New England Journal of Medicine (NEJM).  

A pesquisa citada foi realizada com a vacina da Moderna e contou com 30 mil voluntários (metade foi vacinado e a outra metade recebeu um placebo). No caso, apenas duas mulheres que haviam feito preenchimento facial de dois a seis meses antes do teste com a vacina contra Covid relataram ter tido inchaço no local de aplicação dos preenchedores.

A SBD-RESP aponta que: "Duas pessoas em um grupo de mais de 30 mil não é considerado um número estatisticamente significativo. Além disso, efeitos colaterais advindos da aplicação de preenchedores faciais não são apenas raros, mas também transitórios e benignos. Geralmente, eles se caracterizam pela presença de sinais inflamatórios (inchaço, vermelhidão, calor e dor no local da aplicação do preenchedor) e respondem bem ao tratamento, que é individual e deve ser sempre prescrito por um dermatologista”. 


Joelma em entrevista fala sobre os efeitos do vírus. (Foto: Reprodução/Gshow - Globo)


Ana Luiza Esteves, dermatologista, comentou o motivo por trás de ocorrer tal processo na face. A especialista diz: “É um lugar onde mais aplicamos ácido hialurônico, mas pode ocorrer em outras partes do corpo. Não é um evento tão comum, mas pode acontecer e é atribuída ao preenchimento facial. Tem alguns casos realmente que podem ocorrer sem o ácido hialurônico, mas eles são realmente bem pequeno”.    

A médica ressalta a importância de tomar as vacinas que estão disponíveis, mesmo que esse problema ocorra. “Até porque a própria doença pode desencadear este quadro. Quando isso acontece, existe tratamento e os pacientes costumam responder muito bem”, explica.  

Ana Luiza Esteves, também, fala que existe um tratamento para o inchaço. A mesma afirma: "O tratamento é com substâncias anti-inflamatórias como corticoides. Em alguns casos pode ser necessário o ácido hialurônico com uma substância chamada hialuronidase, é como se ela dissolvesse esse hialurônico para ele não ficar mais presente neste tecido onde ele está". 

Foto Destaque: Joelma aparece inchada em show e fãs ficam preocupados. Reprodução/NE 10 Interior - UOL.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo