Saúde

Entenda como o cuidado com saúde bucal pode prevenir doenças

Dentes e gengivas saudáveis tornam a alimentação mais fácil. Vários problemas podem afetar a saúde da boca e o constante cuidado com a região tem que ser reforçado à medida que se envelhece.

24 Out 2022 - 17h00 | Atualizado em 24 Out 2022 - 17h00
Entenda como o cuidado com saúde bucal pode prevenir doenças Lorena Bueri

Os dentes são cobertos por um revestimento externo duro chamado esmalte. Todos os dias, uma fina camada de bactérias chamada placa dental se acumula nos dentes. As bactérias na placa produzem ácidos que podem prejudicar o esmalte e causar cáries. Escovar e passar o fio dental pode prevenir a cárie, mas uma vez que uma cavidade se forma, para evitar mais danos, um dentista deve corrigi-la com um preenchimento.

É importante usar creme dental com flúor para proteger os dentes da cárie. Caso a pessoa estiver em um risco maior de cárie dentária (por exemplo, boca seca por causa de uma condição tem ou medicamentos que toma), ela pode estar precisando de mais flúor. O dentista ou higienista dentário pode indicar um tratamento durante uma consulta ou o uso de um gel específico.


Uso bem feito do fio dental é fundamental para saúde dos dentes. (Foto/Reprodução/ORDY)


Há uma maneira certa de escovar e passar o fio dental. A recomendação diária é:

  • Escovar suavemente os dentes por todos os lados com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor e substituir a escova a cada três a quatro meses;
  • Usar pequenos movimentos circulares e movimentos curtos para frente e para trás;
  • Escovar com cuidado e delicadamente ao longo da linha da gengiva;
  • Escovar levemente a língua ou use um raspador de língua para ajudar a manter a boca limpa;
  • Limpar entre os dentes com fio dental ou um produto similar. Isso remove a placa e restos de comida que uma escova de dente não consegue alcançar;
  • Lavar a boca depois de passar o fio dental.

Pessoas com artrite ou outras condições que limitam o movimento das mãos podem ter dificuldade para segurar e usar uma escova de dente. Algumas dicas úteis são usar uma escova de dente elétrica ou à bateria, comprar uma escova com uma alça maior e prender o cabo da escova à mão com um elástico largo.

Consultar um dentista se escovar ou passar o fio dental fizer com que as gengivas sangrem ou machuquem a boca. Caso tenha problemas para passar o fio dental, um suporte para o objeto pode ajudar. Além disso, pedir ao médico para instruir para o uso correto do fio dental.

Foto destaque: Saúde bucal afeta todo o corpo. Reprodução/iStock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo