Saúde

Entenda como funciona o sistema imunológico

O sistema imunológico é uma rede complexa de células, tecidos e órgãos que trabalham juntos para proteger o corpo de infecções e doenças. Para isso, alguns costumes de vida saudável podem ajudar a fortalecê-lo.

25 Jul 2022 - 17h16 | Atualizado em 25 Jul 2022 - 17h16
Entenda como funciona o sistema imunológico Lorena Bueri

O sistema imunológico, para funcionar bem, requer equilíbrio e harmonia. Ainda há muito que os estudiosos não sabem sobre as complexidades e interconexão da resposta imune. Por enquanto, não há ligações diretas cientificamente comprovadas entre estilo de vida e aumento da função imunológica.

Muitos produtos afirmam aumentar ou ajudar a imunidade. Entretanto, o conceito de aumentar a imunidade na verdade faz pouco sentido cientificamente. Na verdade, aumentar o número de células do corpo (imunológicas ou outras) não é necessariamente uma coisa boa. Por exemplo, os atletas que se envolvem em "doping de sangue" – bombeando sangue para os sistemas a fim de aumentar o número de células sanguíneas e melhorar desempenho – correm o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

No entanto, isso não significa que os efeitos do estilo de vida no sistema imunológico não sejam intrigantes e não devam ser estudados. Os pesquisadores estão explorando os efeitos de dieta, exercício, idade, estresse psicológico e outros fatores na resposta imune, tanto em animais quanto em humanos. Enquanto isso, estratégias gerais de vida saudável fazem sentido, uma vez que elas provavelmente ajudam a função imunológica e vêm com outros benefícios comprovados para a saúde.


Uma dieta equilibrada ajuda a fortalecer o sistema imunológico. (Foto/Reprodução/WCH)


A primeira parte da defesa é escolher um estilo de vida saudável. Seguir as diretrizes gerais de boa saúde é o melhor passo que pode ser dado para manter o sistema imunológico funcionando corretamente. Cada parte do corpo, incluindo o sistema imunitário, funciona melhor quando protegido de agressões ambientais e reforçado por costumes saudáveis.

Algumas delas são: não fumar; ter uma dieta rica em frutas e legumes; manter um peso saudável; ingerir álcool apenas com moderação; dormir adequadamente; tomar medidas para evitar infecções, como lavar as mãos com frequência e cozinhar cuidadosamente; tentar minimizar o estresse; manter-se atualizado com todas as vacinas recomendadas – vacinas preparam o sistema imunológico para combater infecções antes que elas tomar posse do corpo.

As ações do sistema imunológico acontecem também no estômago. Células do sistema imunológico saudáveis precisam de nutrição boa e regular. Por exemplo, os pesquisadores não sabem se algum fator dietético específico, como alimentos processados ou alta ingestão simples de açúcar, afetará negativamente a função imunológica. Ainda há relativamente poucos estudos sobre os efeitos da nutrição no sistema imunológico dos seres humanos.

Já a exposição a temperaturas frias e/ou moderadas não aumenta a suscetibilidade à infecção. Há duas razões pelas quais o inverno é "temporada de resfriado e gripe". Nele, as pessoas passam mais tempo dentro de casa, em contato mais próximo com outras pessoas que podem passar seus germes. Quanto menos úmido e mais frio o ar está, por mais tempo o vírus da gripe se encontrará presente no ar.

Por fim, o exercício regular é um dos pilares da vida saudável. As pessoas que se exercitam regularmente têm um risco menor de desenvolver muitas condições (crônicas) de longo prazo, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, derrame e alguns cânceres. Pode também pode aumentar a autoestima, o humor, a qualidade do sono e a energia, além de reduzir o risco de estresse, depressão clínica, demência e doença de Alzheimer. Assim como uma boa e equilibrada dieta, o exercício pode contribuir para uma boa saúde geral e, portanto, para um sistema imunológico fortalecido.

Foto destaque: O sistema imunológico dita como uma pessoa se sente. Reprodução/PHRLO

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo