Bem Estar

Entenda como chinelos e rasteirinhas podem lesionar os pés

Depois de tantos meses em isolamento social, provocado pela pandemia, as pessoas se acostumaram a andar descalças e, na hora de sair, preferem usar calçados baixos. Porém, de acordo com especialistas, o uso prolongado pode ser prejudicial

08 Jun 2022 - 10h33 | Atualizado em 08 Jun 2022 - 10h33
Entenda como chinelos e rasteirinhas podem lesionar os pés Lorena Bueri

Após tanto tempo de isolamento, o que muitos preferem é usar sapatos baixos para o dia a dia. No entanto, Carolina Cunha Moraes Accioly, ortopedista do Hospital Português, em Salvador, afirma que esses modelos de calçados apresentam um falso conforto: “Não é novidade que o uso contínuo de salto alto faz mal à coluna, no entanto, as rasteirinhas e os chinelos também causam dores, pois não amortecem o impacto durante a caminhada, o que leva a desgastes nas cartilagens dos tornozelos, joelhos, quadris e lombar. Andar um longo trajeto com esses modelos, sem o devido amortecimento, pode levar a dores nas regiões lombar e dorsal". 

Tal dor é desencadeada através da sobrecarga das estruturas de ligamento e articulação, previamente acometidas geralmente, e pode afetar tanto mulheres como homens. Marcelo Risso, ortopedista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, esclarece que: "A coluna tem um equilíbrio que é mantido pela inclinação da pelve, pela lordose lombar e cervical e pela cifose dorsal —curvatura normal da coluna. Qualquer alteração em uma dessas curvas interfere nas demais e gera sobrepeso nas articulações e ligamentos". 


Segundo especialsitas, chinelos e rasteirinhas não dão suporte para o arco do pé (Foto: Reprodução/Revista News).


Algumas características como: lordose, encurtamento da musculatura posterior lombar e nos membros inferiores e patologias degenerativas podem levar a reclamações quanto ao uso de calçados mais baixos. De acordo com o site Viva Bem, para essas pessoas, a recomendação dos especialistas é optar por modelos com um pouco mais de altura. 

O ortopedista especialista em cirurgia do pé e tornozelo da Unisa (Universidade Santo Amaro), Eduardo Araujo Pires explica: "O que se sabe é que pessoas sedentárias, obesas e que não realizam alongamentos sentem-se mais confortáveis com o uso de salto, pois o corpo fica mais equilibrado e, de uma forma ou de outra, força-se menos a musculatura dos membros inferiores e a coluna lombar". 

De acordo com a ortopedista do Hospital Português, os pés são responsáveis por dar suporte ao peso do corpo e pelo deslocamento e sofrem impacto diário durante as atividades, que é transmitido para as outras articulações dos membros inferiores e para a coluna vertebral.  

"Na região plantar do pé existe uma estrutura fibrosa chamada fáscia plantar, que é a mais afetada. Esse tecido pode passar por um processo inflamatório que evolui para fascite plantar, que tem como consequências a dificuldade para caminhar e a mudança da biomecânica da marcha, que propicia uma pisada inadequada, ocasionando dores articulares crônicas e lesões na coluna, em especial, na região lombar", afirma Carolina Cunha Moraes Accioly.

Foto Destaque: Uso prolongado de chinelos pode provocar lesões nos pés. Reprodução/Vida Plena e Bem-Estar.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo