Saúde

Entenda como a forma corporal afeta seus riscos à saúde

O formato do corpo não é necessariamente um indicador de saúde geral, mas armazenar gordura em diferentes áreas pode ser um forte presságio de certas doenças, incluindo AVC, diabetes, doenças cardíacas e outros.

3 min de leitura
04 Mai 2022 - 17h20 | Atualizado em 04 Mai 2022 - 17h20

Há diversos fatores que podem determinar o nosso tipo de corpo: genética, estilo de vida, sexo e idade. Algumas pessoas podem comer alimentos fritos e lixo todos os dias, mas nunca ganhar peso. Algumas pessoas tendem a acumular peso em torno do quadril, outros na barriga.

Com base na distribuição geral de gordura em seu corpo, a maioria das pessoas pode cair nessas categorias de tipo de corpo: maçã, pera, ampulheta, triângulo invertido e régua.

O que mais importa não é o que você tem como forma, mas o que essa forma significa para sua saúde e como você pode gerenciar melhor seu estilo de vida para se manter saudável. A seguir, serão dissecados os diferentes riscos da saúde associados aos cinco tipos diferentes do corpo e o que você pode fazer para combater os riscos para manter a sua saúde em dia.

A obesidade abdominal é provavelmente a mais perigosa de todas, e a forma corporal da maçã é considerada o maior risco para problemas de saúde em comparação com os outros tipos de corpo. Cintura maior pode significar maior risco de doença cardíaca. Também pode significar maior risco de diabetes tipo 2. Se você tem a forma de maçã, mas não excesso de peso, significa que seu índice de massa corporal (IMC) é menor que 25 – você ainda tem maior risco de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes do que pessoas com cinturas menores.

Um indicador importante da forma do corpo é a gordura – tanto o tipo de gordura que alguém carrega e onde ele é levado sobre o corpo. Nem toda a gordura corporal é criada igual. "A gordura que você pode apertar é chamada de gordura subcutânea, e é muito mais difícil de perder", diz a Dra. Tamyra Rogers, profissional do Hospital de San Antonio, no Texas.

Para os riscos à saúde de um corpo em forma de pera, os resultados do estudo não são consistentes. Pesquisas anteriores dizem que a gordura nos quadris, coxas e nádegas pode diminuir o risco de doença cardíaca. No entanto, um novo estudo mostra o oposto: uma parte inferior mais magra pode fazer mais bem ao seu coração. Se você estiver acima do peso, a perda de peso em qualquer parte - abdômen, perna ou nádegas – é bom para reduzir o colesterol.

A fórmula geral para a perda de peso bem sucedida é simples: dieta e exercício. É o mesmo para um corpo em forma de pera. Isso começa com comer porções menores e incluindo mais vegetais, frutas e proteínas com baixo teor de gordura.

Ter uma forma de corpo de ampulheta significa que, quando você ganha peso, não está concentrado em uma área como pessoas em forma de maçã ou pera. Isso significa que o ganho de peso pode ser difícil de detectar se você não está verificando regularmente a escala. Se você ficar com sobrepeso, você está em maior risco de doenças crônicas, bem como doenças cardíacas.

Rotinas de treino de corpo inteiro são boas para pessoas em forma de ampulheta, uma vez que você pode ganhar gordura em sua parte superior e inferior do corpo. Você também pode adicionar mais alimentos com baixo teor de gordura e alta fibra à sua dieta para manter um peso saudável.


Diferentes formas do corpo. (Foto/Reprodução/BMI Index)


Se você é uma mulher com um busto maior, você pode ter preocupado que seu tamanho do peito poderia deixá-lo em um maior risco de câncer de mama. Na verdade, esta ligação não está provada. Em vez disso, você deve ter uma melhor compreensão da sua densidade de mama – seios densos têm mais tecido conjuntivo do que tecido adiposo, e pode aumentar o seu risco de câncer de mama. Portanto, não é necessariamente o tamanho da mama que coloca a mulher em risco de câncer. Você pode determinar sua densidade mamária através de mamografias regulares.

Quanto ao formato de régua, muitas celebridades esbeltas têm esse tipo de corpo, mas isso não significa que todas as pessoas com essa forma são magras. Se você está acima do peso, você não está isento de um maior risco de doenças cardíacas e diabetes.

Mesmo que seja difícil para você ganhar peso, você também deve assistir a sua dieta e exercício. Pessoas esbeltas podem aumentar o risco para a saúde, pensando que eles nunca podem parecer acima do peso. A verdade é que sua porcentagem de gordura corporal aumentou sem você perceber. Isso pode lhe dar a mesma chance de desenvolver condições de saúde, como diabetes, como qualquer outro tipo de forma corporal.

Muitos estudos dizem que a forma da maçã é pior do que a forma da pera. No entanto, a forma do corpo é apenas uma maneira de saber onde você pode melhorar sua saúde geral. Não importa a forma que você é, a chave é manter um peso saudável, comer alimentos saudáveis e permanecer ativo.

Foto destaque: Mulher mede a circunferência da cintura .Reprodução/Thinkstock

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo