Saúde

Entenda como a alimentação interfere na saúde mental

Refeições são capazes de influenciar função emocional, intestinal e cognitiva. O consumo de probióticos e alimentos in natura contribui para o alcance de uma maior qualidade de vida

30 Mar 2022 - 19h30 | Atualizado em 30 Mar 2022 - 19h30
Entenda como a alimentação interfere na saúde mental Lorena Bueri

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. Junto a esse transtorno, vemos o aumento de casos de ansiedade, fobias e outras condições de saúde mental. Na luta contra essas doenças, a alimentação saudável é uma poderosa aliada, pois, por meio dela, adquirimos os nutrientes necessários para manter o equilíbrio da saúde física e mental.

E o que comer para ter acesso a uma carga nutricional satisfatória? Em entrevista ao programa Impressões, da TV Brasil, o nutricionista Bruno Rua explica que a dieta restritiva não é a solução, visto que promove o aumento do hormônio cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Em vez disso, o nutricionista sugere uma alimentação equilibrada e nutritiva.

De acordo com o Saúde Brasil, recomenda-se o consumo de alimentos in natura, tais como frutas, legumes, verduras, grãos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos. Além de saudáveis, são fonte de fibras, vitaminas, minerais e outros compostos importantes para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, inclusive dos transtornos mentais.  


Alimentos saudáveis podem ser consumidos em vitaminas e sucos (Foto: Reprodução/Pixabay).


Além disso, é de amplo conhecimento que existe uma ligação entre intestino e cérebro capaz de influenciar nos casos de depressão e ansiedade. Por isso, o consumo de probióticos pode reduzir os impactos na esfera psíquica, já que são capazes de regular a microbiota intestinal.

Em contrapartida, alguns hábitos alimentares são inimigos da saúde mental: a monotonia alimentar (não consumir alimentos diferenciados); o consumo excessivo de ultraprocessados, carne vermelha, doces e frituras. Quando adotada, a dieta rica em sal, gordura e açúcar também é capaz de conduzir o aparecimento de doenças como a hipertensão e a diabetes, que são potencialmente fatais.

Para cuidar da saúde mental e fugir das enfermidades, pode ser interessante investir em atividade física, meditação e terapia – técnicas capazes de auxiliar os que buscam alívio em suas dores emocionais. Contudo, é importante lembrar que a alimentação balanceada e substanciosa é fundamental na manutenção da saúde.

 

Foto Destaque: Alimentos in natura. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo