Beleza

Entenda as principais causas de queimaduras solares e saiba como evitá-las

A falta de proteção solar e a exposição aos raios solares nos horários de maior intensidade resultam em pele vermelha, ardência e futura descamação, além de aumentar as chances um possível câncer.

27 Jan 2023 - 14h30 | Atualizado em 27 Jan 2023 - 14h30
Entenda as principais causas de queimaduras solares e saiba como evitá-las Lorena Bueri

A principal causa de queimadura solar é a falta de cuidados com a exposição solar. A queimadura acontece quando a exposição aos raios UV é maior que a capacidade de resistência da pele. Após um longo período de exposição ao sol, sem o uso adequado de protetor solar, é possível notar essa queimadura sobre a pele aparente de duas à seis horas após sua ocorrência. “A queimadura solar passa por vários estágios, da vermelhidão para a formação de bolhas, escamação e descamação. A coceira e a sensibilidade do local podem persistir por várias semanas”, explica a dermatologista Miriam Sabino.

A falta de proteção solar e a exposição aos raios solares nos horários de maior intensidade resultam em pele vermelha, ardência e futura descamação. Além de aumentar as chances um possível câncer de pele e o desgaste progressivo das mesmas, causando envelhecimento, rugas, manchas, entre outros. Por isso, é tão importante tomar medidas preventivas contra a exposição ao sol.

Apesar de trazer alguns benefícios, como a ativação da vitamina D, é necessário ficar atento aos horários corretos para a exposição ao sol, “O ideal é tomar sol antes das 10 h e depois das 16h, pois entre este período os raios UV são mais fortes. Em relação ao protetor solar, o correto é fazer uma aplicação no máximo a cada duas horas”, explica a dermatologista.


Entenda as principais causas de queimaduras solares e saiba como evitá-las (Reprodução/Pinterest)


Queimei demais. E agora?

A radiação que o sol emite queima as células, fazendo-as morrer e danificando, assim, o DNA, causando inflamação. Por isso, a pele fica vermelha, ardida e inchada: “A descamação ocorre quando as células mortas são eliminadas do corpo. Caso isso ocorra, é necessário tomar alguns cuidados para minimizar o incômodo. Use compressa de água gelada, feitas com toalhas macias ou gazes, isso ajuda baixar a temperatura corporal, fique em repouso e não se esforce. As vítimas de insolação costumam sentir cansaço e dores, sendo o repouso uma das melhores armas contra tais sintomas”, explica Miriam Sabino

A dermatologista ainda alerta que caso a dor persista e a pessoa entrar em estado febril, é necessário consultar  um médico para indicar o uso de medicamentos corretos. “Lembre-se que as queimaduras podem ser de 1º ou 2º graus e, alguns casos, necessitam de medicamentos com receita e acompanhamento médico”, explica a dermatologista

Hora do banho

O recomendado pela dermatologista é um banho com água fria, sem o uso de esponjas ou qualquer tipo de esfoliante. “Use um sabonete que sirva como um hidratante de banho, que melhor se adapta com sua pele”, indica Miriam.

Para um melhor alívio, podem ser feitaa compressas frias, abusar de hidratante na pele, beber bastante líquido, evitar mais exposição ao sol, não estourar as bolhas, não puxar a pele descamada, e não hesitar em procurar um médico em casos extremos.

Foto Destaque: Entenda as principais causas de queimaduras solares e saiba como evitá-las:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo