Beleza

Entenda as doenças de calvície como a Alopecia

Doenças como Alopecia são ligadas a enfermidades relativo ao sistema imunitário, como: tireoidites, estresse, diabete entre outras. Contudo, existem tratamentos que podem ajudar.

23 Abr 2023 - 19h20 | Atualizado em 23 Abr 2023 - 19h20
Entenda as doenças de calvície como a Alopecia Lorena Bueri

Alopecia ou calvície é ausência, rarefação onde os fios tendem a diminuir ou cair, de forma transitória ou definitiva, acontecendo de forma local ou total. Essa doença tem o seu desenvolvimento desde a adolescência, quando o estímulo hormonal inicia. O sintoma mais frequente é a diminuição dos fios, deixando o couro cabeludo exposto.

O problema de calvície afeta tanto homens como as mulheres, todavia os homens são afetados em uma porcentagem de 90%, pois a queda dos cabelos é diretamente ligada à presença dos hormônios masculinos, a testosterona. O público feminino também produz esse hormônio, contudo em quantidade inferior e sucessivamente, deixando os casos de calvície mais raros e, quando ocorre, a perda é menos rigorosa.

Existem muitos nomes para as doenças de calvície, como: alopecia, alopecia androgenética, alopecia de tração, alopecia cicatrial central centrífuga, tricorrexe nodosa, alopecia areata, eflúvio telógeno e eflúvio anágeno, entre outros. Cada qual tratada de modos semelhantes, contudo deve-se descobrir suas causas, procure sempre um especialista.


Queda capilar (Foto: Reprodução/Towfiqu barbhuiya/Pexels)


A alopecia pode estar associada a fatores genéticos; medicamentos; quimioterapia; reações no sistema imunológico causadas por micro-organismos; doenças como lúpus; vitiligo; estresse, tanto físico como o mental; eventos traumáticos como a perda de alguém ou separação; radioterapia; dieta pobre; excesso de vitamina; deficiência de ferro; infecção crônica e entre outras causas.

Diversos tratamentos estão disponíveis para o tratamento de calvície, como medicamentos tópicos, os mais conhecidos são os minoxidil, corticoides, antralina, difenciprona e o metotrexate associados a tratamentos mais agressivos como sensibilizantes. O desenvolvimento da alopecia é repentina e o cabelo sempre pode nascer novamente, mesmo que haja perda total. Isso ocorre porque a doença deixa os folículos pilosos inativos devido à inflamação, não os destrói por completo.

Essas doenças de como a alopecia, conhecida como calvície, pode ser tratada e até revertida muitas vezes. Quanto mais cedo o tratamento acontece, melhores são as chances de reversão. Contudo, não tem cura, existindo apenas tratamentos que podem retardar o processo de queda de capilar. Como os bloqueadores hormonais via oral, normalmente utilizados.

Existem produtos da Dermo Manipulações que tem LCD, como o shampoo, podendo ajudar a tratar a alopecia seborreica, reduzindo a coceira. Em sua fórmula possui Jaborandi em sua fórmula que possui muitas propriedades medicinais naturais da planta, o que ajuda a prevenir a queda capilar e também o Ácido Salicílico, que ajuda na diminuição de seborreia. Não é remédio e sendo apenas um shampoo não tem contra indicações, todavia, consulte um especialista.

 

 

Foto destaque: Homem analisando seu cabelo no espelho. Reprodução/MModa/ Blog

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo