Mundo Animal

Entenda a importância de vacinar seu pet

Seu animal de estimação precisa estar com a carteirinha de vacinação em dia para uma vida mais saudável e feliz. Quais são os tipos de vacinas necessárias, leia logo a abaixo. 

17 Out 2022 - 20h33 | Atualizado em 17 Out 2022 - 20h33
Entenda a importância de vacinar seu pet Lorena Bueri

O ser humano têm que tomar muitas vacinas ao longo de sua vida, inicia-se desde criança, para que seu organismo esteja protegido de vírus e doenças infecciosas. Por que para os Pets seria diferente?

A vacinação é necessária, pois, por meio dela, o animal fica protegido de doenças contagiosas que podem ser fatais. As vacinas são fabricadas com vírus e/ou bactérias mortas, ou inativados que não causam doenças, mas preparam o sistema imunológico do organismo para se defender.

Desde filhote o animal deve ser submetido a vacinas corretas para ocorrer menos risco de adquirir doenças contagiosas, como: Raiva, Adenovirose, Giandíase, Respiratória, Leishmaniose, Leptospirose (quatro tipos), Parvovirose, Hepatite infecciosa, Cinomose, Coronavírus e Parainfluenza, principais enfermidades que afligem os cães. No caso dos felinos, além da Raiva, podem ser evitadas Panleucopenia, Rinotraqueite, Calicivirose e Leucemia Felina, entre outros.


Gatinho tomando vacina.(Foto:Reprodução/Gustavo Fring/Pexels).


O que pode acontecer se ele não tomar as vacinas corretas: falta de coordenação, paralisia muscular, salivação intensa, falta de apetite, convulsões e infelizmente aquilo que ninguém quer, falecimento. O período de incubação do vírus pode variar de duas a oito semanas. Por isso as doenças não são brincadeiras.

Para se seu bichinho seja imunizado por completo, é necessária a aplicação de três a quatro doses das vacinas com um intervalo de 21 dias. A imunização inicia-se a partir de 6 a 8 semanas de vida, reforçada uma vez por ano.

Existem locais em cada cidade onde têm opções para a vacinação de graça, converse com seu veterinário e veja algumas opções, entre em contato com a prefeitura e se informe, às vezes ONGs, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou nas unidades de Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS). Perguntar não custa nada.

Além das vacinas, deve-se buscar o auxílio para prevenção de parasitas, como: endoparasitas, verminoses, ectoparasitas, pulgas e carrapatos. Existem vermífugos bons que não tão caros, fale com seu veterinário. Não espere acontecer algo para correr ao médico, a carteirinha de vacinação deve estar em dia.

 

Foto Destaque: Husk Siberiano.Foto:Reprodução/Julissa Helmuth/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo