Moda

Entenda a importância da moda sustentável para o meio ambiente

A estilista e empresária Anne Garcia explica a importância da moda sustentável, além de explicar como podemos adotar o consumo consciente e contribuir para a preservação do meio ambiente.

06 Jun 2023 - 14h30 | Atualizado em 06 Jun 2023 - 14h30
Entenda a importância da moda sustentável para o meio ambiente Lorena Bueri

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi criado em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, com a intenção de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente, que ultimamente tem ganhado espaço no mundo da moda.

Conforme dados do Índice de Transparência da Moda, um guia criado pelo grupo Fashion Revolution, que trabalha para que a moda valorize o meio ambiente e a população acima do crescimento e do lucro, a indústria da moda tem cada vez mais contribuído para o aumento das mudanças climáticas do planeta. Apesar disso, nos últimos anos, os consumidores tem estado mais atentos quanto à preocupação das empresas com relação ao desperdício de recursos e atos que possam agredir o meio ambiente.

A moda consciente é o consumo responsável, preocupando-se com a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, valorizando a criatividade e as habilidades artesanais para a produção da moda sustentável. A estilista Anne Garcia comenta que uma empresa na Itália conseguiu desenvolver um tecido usando cascas de laranja, por exemplo.

Mas, a moda sustentável pode estar ao nosso alcance mais fácil do que imaginamos: roupas feitas com fibras orgânicas, uso de roupas vintage ou de segunda mão, e até mesmo aderir ao upcycling (prática que consiste em transformar uma roupa que seria descartada em outra roupa, usando seu gosto e criatividade para mudar a peça).


Muitas práticas podem ser aderidas no dia-a-dia para unir moda à preservação do meio ambiente (Foto: Reprodução/Shutterstock)


Anne Garcia diz que "por meio de pesquisas e networking é possível encontrar fornecedores comprometidos com a sustentabilidade e produtos que se alinhem aos valores da moda consciente". Assim, é possível trabalhar com a moda de forma consciente e priorizando o meio ambiente, por meio da escolha de produtos eco-friendly e fornecedores conscientes.

Claro que os produtos sustentáveis têm um preço um pouco maior que os convencionais. Garcia explica que "em primeiro lugar, os materiais sustentáveis utilizados, como fibras orgânicas e tecidos reciclados, tendem a ser mais caros do que os materiais convencionais devido à sua menor disponibilidade e aos processos de produção mais rigorosos, porém é importante considerar os benefícios a longo prazo dos produtos sustentáveis, como sua durabilidade e redução do impacto ambiental, o que pode justificar o investimento adicional para consumidores conscientes".

Fora do Brasil, alguns países tem se mostrado mais preocupados em preservar o meio ambiente. A estilista conta que na Itália “existe uma demanda crescente por produtos sustentáveis e as marcas que atendem a essas demandas estão ganhando destaque e a preferência entre os consumidores italianos".

Claro que o consumo consciente não deve se limitar apenas ao guarda-roupa. Todos os dias podemos evitar o desperdício desnecessário, seja separando materiais recicláveis ou usando eco-bags ao fazer compras. Com pequenos detalhes, podemos fazer grandes mudanças.

Foto Destaque: Entenda a importância da moda sustentável para o meio ambiente. Reprodução/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo