Notícias

Energia Eólica: Brasil sobe mais uma posição no ranking global

Após mais instalações e capacidades na geração de energia eólica, o país subiu para o 6• lugar no ranking global, colocando o Brasil entre o top 10 de energias sustentáveis.

04 Abr 2022 - 18h53 | Atualizado em 04 Abr 2022 - 18h53
Energia Eólica: Brasil sobe mais uma posição no ranking global Lorena Bueri

Batendo mais uma posição inédita, o Brasil subiu mais um degrau no Ranking Global de Energia Eólica, tendo um constante crescimento ao longo de anos em seu desenvolvimento.

A energia eólica tem sido um grande avanço no mundo, na tentativa de causar menos impacto ao meio ambiente, a fim de gerar energia limpa e melhor qualidade de vida e preservação da natureza e meio ambiente.

Os dados do Global Wind Energy Council – GWEC, em português, Conselho Global de Energia Eólica, que analisa o mercado global de produção de energias, precisamente as geradas pelo vento, além de estudar sobre o mercado de negócios envolvido e tomadas de decisões por órgãos e instituições.


Homem analisando turbina eólica. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Em relação ao tempo, o país tem se mostrado em progresso de acordo com a pesquisa, analisando seu desempenho ao longo do tempo. Em 2012, a posição era em 15º lugar, já em 2020, em 7º, entrando para o top 10. Em 2021 ainda mais, ocupando o 6º lugar, no Ranking de Capacidade Total Instalada de Energia Eólica Onshore.

A pesquisa feita por meio de um documento detalhou ainda sobre os países com grandes potências das instalações “onshore” são a China, EUA e a Alemanha, em seguida, a Índia e Espanha, e então o Brasil. Para contribuir com essa posição, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil já conta com 795 parques eólicos.

Vale lembrar que, no Brasil, esse tipo de energia é a segunda maior fonte do país, ficando atras apenas da energia Hidrelétrica, pois é uma das maiores do mundo, por ser gerada da água, representa quase 55% de toda energia presente. No entanto, a Eólica não fica para trás, mostrando sua eficácia ao apresentar 10,8% da geração.


Parte de usina hidrelétrica. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Em relação à capacidade energética, a China leva, se encontra no topo, tendo 310,6 GigaWatts (GW) instalados, mais da metade da capacidade dos EUA, que é 134,3 GW, que fica em segundo. Já o Brasil tem 21,5 GW, mostrando sua sexta colocação. Ainda no top 10, o último do ranking está a Suécia, com 10 GW instalados, o que também mostra uma boa capacidade.

Outro ponto positivo para o país, é uma análise feita em 2021, do qual apontou que, assim como em 2020, o Brasil foi o terceiro país no mundo que mais instalou usinas eólicas em seu território, ficando apenas atrás da China e EUA. Para se ter uma ideia dessa relevância, segundo a ABEEólica, uma instalação de cerca de 20 GW é capaz de abastecer quase 29 milhões de casas e beneficiar quase 87 milhões de habitantes.

No entanto, apesar da constante tentativa de tornar o planeta mais sustentável por meio da energia,  o GWEC, afirma que a prática precisa quadruplicar até 2030 para que seja possível atingir a meta de zerar as emissões de gases estufa até 2050, sendo um dos maiores objetivos da ONU atualmente.


Turbinas eólicas e painéis solares. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Contudo, em 2021, o crescimento positivo nesta indústria obteve seu segundo melhor ano, com um crescimento de 12% da capacidade total instalado, fazendo com que o mundo produza com uma capacidade de 837 GW, sendo uma capacidade recorde.

Foto Destaque: Energia Eólica. Reprodução/ECOA/ABEEólica

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo