Bem Estar

Endometriose: esgotamento pode ser um sintoma da doença

Endometriose, doença inflamatória caracterizada pela existência de um tecido que reveste o útero que no período da menstruação caem nos ovários femininos, pode ser confundida com indício de depressão.

08 Mar 2022 - 17h00 | Atualizado em 08 Mar 2022 - 17h00
Endometriose: esgotamento pode ser um sintoma da doença Lorena Bueri

Durante o período do ciclo menstrual, a maioria das mulheres apresenta sitomas como falta de energia, cólica e desânimo. No entanto, esses efeitos também fazem parte de um quadro de endometriose, especialmente se muito intensos.

Nos últimos tempos, a conscientização sobre a endometriose vem crescendo. A doença é causada por um tecido que reveste o útero e, a princípio, deveria ser expelido durante a menstruação, mas fazem um movimento contrário e acabam dentro dos ovários femininos. Tal inflamação faz com que os sintomas ocorram nos períodos pré-menstrual, menstrual e ovulatório. Sua principal característica é a dor e, dependendo do local afetado pela inflamação, pode ocorrer disfuncionamento ao evacuar e urinar no período menstrual, além de dor durante a penetração mais profunda na relação sexual. 


Foto que ilustra um ovário (Foto: Reprodução/ Pexels)


Vale ressaltar que a endometriose é uma das principais causas de infertilidade feminina devido à descoberta tardia da situação. Nessas situações, a inflamação já atingiu o ligamento das trompas e não só causa a infertilidade, como dificulta a gravidez.

A doença também é considerada uma doença da mulher moderna, já que a mulher menstrua mais, escolhe por retardar a maternidade e ter menos filhos. Durante o século 20, a mulher menstruava cerca de 40 vezes; hoje tem, em média, 400 menstruações. Estresse, ansiedade e fatores genéticos colaboram para o surgimento da doença.

É recomendado atenção aos sinais, principalmente ao sintoma de fadiga crônica, para que a doença seja tratada logo no início. Diversos estudos têm revelado que a falta de energia é um dos sintomas mais relevantes da endometriose, afetando mais da metade das mulheres e causando impactos negativos em várias áreas da vida. Mesmo no meio da saúde, algumas paciente são diagnosticadas erroneamente com depressão e começam a fazer o uso de medicamento contra depressão e ansiedade.

Um dos alarmes mais eficaz para distinguir a fadiga relacionada à endometriose tem a ver com o fato de que esse cansaço é crônico e não está diretamente ligado ao período menstrual.

 

Foto Destaque: Foto representativa de uma mulher com dor da região do útero. Reprodução/ Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo