Tech

Empresas têm investido cada vez mais em gamificação para seus treinamentos

Empresas têm buscado inovar para garantir o aprendizado de seus funcionários durante os treinamentos e processos seletivos. Muitas adotaram aplicativos e plataformas para esses processos, incluindo em seus escritórios e treinamentos a gamificação.

03 Mai 2022 - 17h00 | Atualizado em 03 Mai 2022 - 17h00
Empresas têm investido cada vez mais em gamificação para seus treinamentos  Lorena Bueri

As formas de aprendizagem precisaram ser revistas para obter a atenção dos alunos, diante de um mundo repleto de estímulos visuais. Essa mudança se fez necessária não só em escolas, mas também dentro de empresas.

Nuno Bouça que é cofundador da XL consultoria, responsável pelo desenvolvimento de plataformas gamificadas para empresas como Nestlé, Heineken e Heckitt, afirma que “O mundo ao nosso redor tem muita informação, o que dificulta prender a atenção de uma pessoa”.  Diante disso as empresas têm buscado inovar para garantir o aprendizado de seus funcionários durante os treinamentos e processos seletivos. Adotando aplicativos e plataformas para esses processos, incluindo em seus escritórios e treinamentos a gamificação.

Bouça sinaliza que as três empresas buscavam soluções para integrar os setores, foram desenvolvidas plataformas específicas para cada uma delas. Contudo no momento de apresentar aos funcionários o funcionamento dos diferentes setores, foi a hora em que a reunião se tornou um game. Em um dos cenários foi montada uma réplica 3D de um escritório, onde o avatar de um funcionário caminhava pelos setores enquanto cada função era explicada.

Semelhante a um jogo, o participante dos treinamentos se tornava um protagonista, o que possibilitava que ele se envolvesse com o conteúdo proposto de forma leve, sem que o treinamento ficasse cansativo, e desse modo ocorria o aprendizado. Considerasse que essa técnica é mais eficiente para os colaboradores que trabalham distante do escritório e não passam muitas horas usando um computador.


Uso de gamificação em treinamento indústrial. (Foto: Reprodução/Digital Future)


O Cofundador da Niduu, aplicativo que mescla treinamentos com games, Rômulo Martins pontua que “boa parte do público está no atendimento no varejo, na indústria, no chão de fábrica. Treinar essas pessoas que não têm acesso a um computador não era tão simples antes”. Os funcionários têm que baixar o aplicativo no smartphone para acessar os conteúdos, utilizando o código da empresa. Entre as empresas que utilizam a plataforma para treinamento de suas equipes estão a Unilever, iFood, Hyundai e Suvinil.

Na Gerdau o uso de games em treinamentos e recrutamento foi incluído após muitos novos colaboradores comentarem que era difícil assimilar as inúmeras informações sobre a siderúrgica de uma vez. “Depois que começamos a usar a gamificação, os colaboradores nos relatam que se sentem mais engajados em aprender e que a experiência faz com que eles se lembrem melhor dos conteúdos”, diz Flávia Nardon, gerente global de cultura e desenvolvimento humano.

O primeiro treinamento com gamificação da Gerdau aconteceu em 2017, cerca de 5 mil funcionários em 10 países estavam envolvidos. Na época foi utilizado óculos de realidade virtual para que os colaboradores vivenciassem situações e aprendessem mais sobre segurança do trabalho. Após a experiência a empresa reestruturou seus processos para incluir a gamificação em eventos e no processo de integração de novos colaboradores.

 

Foto Destaque: Interação com games. Reprodução/Produtividade do mesmo lado.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo