Notícias

Empresas serão obrigadas a cancelar serviço pelo WhatsApp

De acordo com o Diário Oficial da União, não só o WhatsApp, mas qualquer aplicativo onde a empresa ofereça a opção de contratar serviços também será obrigatório o cancelamento no mesmo local.

02 Mai 2022 - 21h10 | Atualizado em 02 Mai 2022 - 21h10
Empresas serão obrigadas a cancelar serviço pelo WhatsApp Lorena Bueri

O Governo Federal alterou alguns pontos nas regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) nesta segunda-feira (2). Uma das principais mudanças é que as empresas serão obrigadas a disponibilizar a possibilidade de cancelamento de algum determinado serviço pelo mesmo canal onde ocorreu a contratação, incluindo os aplicativos de mensagens.

Um exemplo é o WhatsApp, que, geralmente, era usado em diversas empresas para a contratação de serviços, mas não era possível cancelar pela plataforma. A regra, publicada hoje no Diário Oficial da União, muda isso e o formato começa a valer a partir de outubro desse ano.

No Brasil, atualmente, os serviços que são regulados pelo SAC são o bancário, elétrico, imobiliário, aviação e de telecomunicação. Segundo a publicação do Diário, a mudança tem como objetivo maior diversificar os canais de atendimento, abrindo espaço para essas operação feitas de forma online.



Qualquer aplicativo que faça a contratação terá que contar com o cancelamento também (Foto: Divulgação/Adem AY/Unsplash)

Atualmente, os atendimentos regulados pelo SAC só ocorrem por meio de telefone. Além dessa mudança, as novas regras também preveem que, no caso de aplicativo de mensagens, os clientes devem receber o retorno às solicitações em até cinco dias corridos.

A forma com que a resposta é enviada também foi regulamentada: precisa ser objetiva e clara, além de responder tudo aquilo que foi solicitado para que o cancelamento seja possível. Os canais de atendimento deverão estar à disposição do cliente em todos os dias e horários.

Já o atendimento por telefone deixa de ser obrigatório 24 horas por dia e sete dias por semana e passa a ser necessário somente por 8 horas diárias. A transferência de ligações só será permitida uma vez, ou seja, o segundo atendente será obrigado a resolver a demanda do consumidor. Por fim, abas de “reclamação” e “cancelamento” serão obrigatórias no menu de opções no aplicativo.

 

Foto destaque: Medida passa a valer a partir de outubro desse ano. Divulgação/Tudo Para Whats.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo