Notícias

Empresa de Xuxa é condenada por plágio

Rainha dos baixinhos recebe multa de mais de R$ 65 milhões por copiar personagens. O denunciante é um empresário mineiro. Após 19 anos a disputa ainda continua.

11 Jan 2023 - 15h01 | Atualizado em 11 Jan 2023 - 15h01
Empresa de Xuxa é condenada por plágio Lorena Bueri

Nesta última terça-feira (10) a justiça do Rio de Janeiro, condenou Xuxa Meneghel a pagar mais de 65 milhões de reais por conta da acusação de apropriação dos personagens criados pelo empresário Leonardo Soltz, que afirma que os personagens de “A Turma do Cabralzinho” foram copiados em um projeto da empresa XS Promoções e Produções Artísticas Ltda, conhecida como Xuxa Produções, obtendo lucro com histórias e licenciamento. 


Ilustração "Turma do Cabralzinho", trabalho feito pelo empresário Leonardo Soltz, em 1998. (Imagem: Reprodução/Portal O Dia)


A decisão foi emitida pela juíza Flávia Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio e as informações obtidas foram apuradas pelo site gi Rio de Janeiro.

O processo está em tramitação desde 2004 e ambas as partes já tentaram uma conciliação por meio de reuniões, mas sem sucesso. Agora, com a decisão da juíza, resta saber se a empresa de Xuxa irá pedir recurso cabível.

O cálculo utilizado para chegar ao valor a ser indenizado, elaborado por um perito, levou em consideração o número de tiragem da revista e demais reproduções de imagens dos personagens em outros produtos, além de considerar outras publicações, que foram usadas como referência.

O profissional ainda afirma que estes 19 anos em que o processo está em desacordo entre as parte aumentou o valor a ser pago, que hoje está em R$ 65.201.656,18.

O site de notícias g1 Rio de Janeiro tentou contato com a assessoria da apresentadora e com a empresa Xuxa Produções, mas não obteve resposta.

De acordo com informações do site Jusbrasil, em 1998 o empresário e publicitário apresentou à referida empresa os personagens Cabralzinho, Bebel, Quim, Purri e Caramirim, criados em comemoração pelo aniversário de 500 anos de descobrimento do Brasil, que aconteceria nos anos 2000, mas não recebeu uma resposta positiva da empresa da apresentadora.

No ano de 1999 que veio a surpresa; Leonardo relatou que fora surpreendido com a criação de personagens bastante semelhantes ao que apresentara no ano anterior.

A história em quadrinho “As aventuras da turma da Xuxinha, descobrindo o Brasil” foi publicada no ano 2000 pela editora Gráfica e Editora Burti e licenciada pela empresa Xuxa Produções. A obra conta com 20 páginas de produção.

Leia sobre a Lei de Direitos Autorais clicanco no link a seguir Lei 9610/98 

 

Foto destaque: Xuxa Meneghel e publicação em quadrinho dos anos 2000 - Aventuras da Turma da Xuxinha, descobrindo o mundo. Reprodução/Instagram e Portal O Dia. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo