Money

Empresa chinesa planeja investir quase US$ 2 Bi em carros elétricos no Brasil

Maior montadora privada de veículos elétricos da China assume fábrica no interior paulista e planeja produzir até 100 mil de seus produtos em solo brasileiro, nos próximos anos.

3 min de leitura
30 Jan 2022 - 10h46 | Atualizado em 30 Jan 2022 - 10h46

Great Walll Motor é a maior montadora privada de veículos da China. Atua a mais de 30 anos do mercado automobilístico e foi fundada em 1984 com sede em Baoding, Hebei. Após rodada de negociação, a companhia anunciou na última sexta-feira, 28, que fará investimento no solo brasileiro, especificamente, em São Paulo.

Estima-se que o montante a ser investido alcance mais ou menos US$ 1,81 bilhão. Esta quantia está reservada, acreditasse, ainda para esta década e será especifica para a produção de carros elétricos na antiga fábrica, localizada no interior paulista, da Mercedes-Benz. Na China, a Great Wall Motor, é a maior em fabricação de picapes. A antiga fábrica da Mercedes-Benz, pertencia a Daimler AG, empresa alemã fabricantes de veículos de passeio e comerciais.

Em seu planejamento, a estratégia é desenvolver e lançar pelo menos 10 veículos elétricos no Brasil, compondo assim seu novo portfólio de produtos. A estima é de produzir nos próximos três anos de atuação em território brasileiro. Dentre os 10 veículos, 6 serão de modelo híbrido e os demais, elétricos. O lançamento se dará ao final do último trimestre de 2022.

Na última quinta-feira, 27, a companhia chinesa revelou, em anúncio oficial, que a produção ocorrerá na cidade de Iracemápolis, em São Paulo. Entretanto, a operação da fábrica iniciará os trabalhos apenas no início de julho de 2023. Sua expectativa é alcançar produção de 100 mil veículos elétricos e/ou híbridos por ano de atuação.

A Daimler, empresa Alemã com sede em Stuttgart, anunciou a venda de sua antiga fábrica, situada em Iracemápolis após rodada de negociação com a Great, porém não informou por quanto foi realizada a transação. Esta, ocorreu em agosto de 2021. Nesse mesmo período, por sinal, a Great Wall ingressava em solo brasileiro para expandir seu domínio de montagem de veículos elétricos e híbridos.

 

(Foto destaque: Stand Great Wall exibindo seu veículo elétrico Haval M4. Reprodução/Folha de São Paulo)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo