Notícias

Emprego formal sofre aumento de 97,6% em relação a março do ano passado

Segundo o Cadastro geral de empregados e desempregados (Cadeg), 195.171 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no mês de março de 2023.

27 Abr 2023 - 21h30 | Atualizado em 27 Abr 2023 - 21h30
Emprego formal sofre aumento de 97,6% em relação a março do ano passado  Lorena Bueri

Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, a abertura de emprego formal cresceu cerca de 97,6%. O indicador calcula a diferença entre contratações e demissões. Durante o mês de março de 2022, foram criados 98 mil e 786 postos de trabalho. 

Nos três primeiros meses deste ano, foram contabilizadas 526.173 vagas abertas no total; o resultado foi considerado 15% menor que no mesmo trimestre do ano anterior. A comparação é feita através de ajustes, que acontecem quando o Ministério do Trabalho faz o registro das declarações entregues fora do prazo por parte dos empregadores. 

Os níveis cresceram e puderam ser vistos com mais precisão no comércio, que teve uma abertura de 18.555 postos. Já nos serviços, o aumento se teve pela segmentação da administração pública, seguridade social, saúde humana, serviços sociais, defesa e educação. Essas segmentações proporcionaram uma abertura de 444.913 postos formais. 


 

Carteira de trabaho e mão e homem realizando assinatura. (foto: repordução/Globo)


Para a categoria de comunicação, informação, atividades financeiras, profissionais, imobiliárias e administrativas, foram abertas cerca de 35 mil e 467 vagas. 

No âmbito industrial, a indústria de transformação alcançou o primeiro lugar entre as demais. Este nicho contratou mais de 17 mil funcionários a mais do que havia demitido. A segunda colocação ficou com a indústria extrativa com 1.566 vagas. 

 

DISPUTA ENTRE REGIÕES DO BRASIL 

O Sudeste foi o líder entre as regiões em relação a abertura de vagas de emprego formal. A região conseguiu alcançar 113.374 postos a mais este ano que no anterior. 

Segundo lugar: Sul do Brasil, que contabilizou 37.441 postos.  

Já o terceiro lugar foi conquistado pelo Nordeste, que abriu pouco mais de 14 mil vagas. 

Por fim, a região norte fez a abertura de 10.077 vagas formais. Os dados de todas as regiões fazem referência apenas ao mês de março do ano de 2023. 

 

 

 Foto Destaque: Homem segurando carteira de trabalho. Reprodução/CNN.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo