Moda

Empreendimento promove causas indígenas e quilombolas pela moda

Tamã: A empresa que promove causas sociais por meio da moda, dando voz a designers indígenas e quilombolas. O lucro é todo repassado à comunidades e iniciativas destinadas a esses povos.

11 Mai 2022 - 19h00 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 19h00
Empreendimento promove causas indígenas e quilombolas pela moda Lorena Bueri

Para provar que a moda e as causas sociais sempre estiveram conectadas, nasceu a Tamã. Fundada a dois anos na capital federal, o empreendimento possui designs autorais feitos por indígenas e quilombolas, e está passando do comércio exclusivamente virtual para uma loja itinerante na cidade natal.

A Tamã surgiu de um propósito de valorizar a socio biodiversidade brasileira. “Acreditamos que nossas roupas podem carregar e democratizar importantes mensagens e, por isso, trabalhamos desenvolvendo projetos em cocriação com associações e povos indígenas.” Cléber Oliveira, cofundador do empreendimento, esclareceu em entrevista à coluna Moda Brasilia, nesta terça-feira (10).

“A moda sempre se apropriou da cultura para vender. A Tamã, no entanto, utiliza elementos dos povos indígenas com a autorização, com acordo e com a repartição de benefícios”, continuou Cléber. “Estamos fortalecendo uma rede de povos tradicionais. Falar que estamos contribuindo é um exagero, na verdade, eles que estão nos ajudando. E todo mundo vai crescendo um pouquinho, é a economia da reciprocidade, da abundância.”


Tamã. (Foto: Reprodução/Tamã)


A empresa, que pretende se expandir por todo Brasil até 2023, escolheu Brasília para abrigar sua primeira loja física. “Nós nascemos em Brasília. E sempre trabalhamos e vendemos para fora, 90% do nosso público é de São Paulo. Então, por que não Brasília? Queremos atingir a cidade em que nós ficamos e moramos, e esperamos que ela possa nos abraçar.” Cléber disse. Levando em conta que a intenção é inaugurar dez espaços. “Queremos estar na rua, ocupar espaços públicos e estar cada vez mais associados às lutas dos povos indígenas. A vestimenta é também uma ferramenta de informação e queremos usá-la para a promoção da diversidade étnica brasileira.”

Em todo o Brasil, aproximadamente 15 grupos fazem parte da rede colaborativa. O lucro das peças é dividido entre comunidades tradicionais e iniciativas dedicadas aos povos indígenas e quilombolas. Hoje estão disponíveis para a venda camisetas estampadas, carteiras, bolsas e mochilas.

Foto destaque: Tamã. Reprodução/Tamã

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo