A 50ª edição do Emmy Internacional aconteceu na última segunda-feira (21) e teve, pela primeira vez, uma personalidade brasileira presidindo a cerimônia. Este ano, Amauri Soares apresentou a maior premiação mundial da televisão.
O evento aconteceu no Hotel Hilton Midtown, em Nova York, Manhattan e o diretor da TV Globo foi homenageado por seus 35 anos de carreira pela Academia Internacional de TV sendo escolhido para ser o primeiro brasileiro a presidir a premiação. Amauri Soares fez o discurso de 50 anos do Emmy Internacional e aproveitou o momento para falar sobre a importância da TV durante a pandemia do Covid-19, sobre a valorização da ciência e o combate ao negacionismo.
Amauri foi acompanhado por seu filho Felipe Poeta Soares, 20, que também usou seu espaço para falar sobre a importância da TV na proteção da democracia, que se encontra ameaçada em diversos países do mundo. Amauri Soares foi anunciado como apresentador da cerimônia em setembro deste ano, na época, o presidente Bruce Paisner comentou a decisão dizendo que Amauri é um excelente executivo, jornalista e radialista, tendo feito muitas contribuições para a Academia nos últimos 35 anos.
Diretor da TV Globo, Amauri Soares (Foto: Reprodução/Globo/Divulgação)
Amauri Soares entrou para a TV Globo em 1987 e foi editor-chefe do Jornal Nacional, diretor executivo da Globo Internacional e diretor de Jornalismo em São Paulo, além de ter sido diretor de Programação da Globo e após a unificação das empresas do grupo em 2020, Soares se tornou diretor do Canal TV Globo.
A Academia Internacional de Artes & Ciências Televisivas, em homenagem aos programas de televisão produzidos e distribuídos, inicialmente, fora dos Estados Unidos, concede o Prêmio Emmy Internacional desde o ano de 1973. A cerimônia apresenta categorias de Melhor Programa Artístico, Melhor Ator e Atriz de Televisão, Melhor Série de Comédia, Melhor Série de Documentário, Melhor Telenovela, Melhor Série de Curta Duração, entre muitos outros.
Imagem em destaque: Amauri Soares é o primeiro brasileiro a presidir o Emmy Internacional/Reprodução/Luiz Ribeiro/Globo/Divulgação