Notícias

Embraer deve anunciar acordo com o governo para produzir aeronaves "Super Tucano"

A Embraer e o governo brasileiro pretendem anunciar no início da próxima semana a parceria que resultará na produção de aviões Super Tucano, um dos modelos mais utilizados pelas Forças Aéreas Brasileiras.

21 Abr 2023 - 21h00 | Atualizado em 21 Abr 2023 - 21h00
Embraer deve anunciar acordo com o governo para produzir aeronaves 'Super Tucano'  Lorena Bueri

José Múcio Monteiro da Silva, ministro da Defesa, revelou em entrevista recente concedida ao jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) que, nos próximos dias, a parceria entre a Embraer e o governo brasileiro deve ser anunciada. Esse é um dos negócios que devem ser divulgados na viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva até Portugal.


Super Tucano é um dos modelos mais utilizados pelas forças aéreas (Foto: JetStream Aviation/Airlines.net)


A parceria da Embraer com o governo brasileiro conta com uma grande novidade: a produção de aviões Super Tucano. De acordo com o site da FAB (Força Aérea Brasileira), essa é "uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia Brasileira em proveito do projeto SIPAM/SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça".

O governo brasileiro pretende fazer uso da sua parceria com Portugal para vender aeronaves aos países da União Europeia e da OTAN. Vale destacar também que as aeronaves produzidas através da parceria serão feitas dentro do próprio padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar intergovernamental entre países da Europa e da América do Norte.

O acordo deve ser oficializados publicamente no início da próxima semana, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver visitando a Ogma, subsidiária da Embraer em Portugal.

Devido ao fato de ser utilizado pelas forças militares aéreas e também por ser menor, o Super Tucano pode aumentar a cooperação entre os países no setor aeronáutico. Além disso, essa aeronave pode realizar exploração de espaços aéreos, fiscalizar florestas e também ser utilizado para treinamentos. O valor de um avião nesse modelo é em torno de US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 17,7 milhões de reais), fazendo então o acordo movimentar bilhões de dólares.

 

Foto Destaque: Presidente Lula após reunião com ministros. Reprodução/ Ricardo Stuckert/PT

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo