Notícias

Embaixador da Noruega diz que os níveis de desmatamento no Brasil devem abaixar

Odd Magne Ruud, o embaixador da Noruega no Brasil, declarou na última semana que existe uma grande probabilidade dos níveis de desmatamento na Amazônia abaixarem nos próximos meses.

15 Abr 2023 - 10h30 | Atualizado em 15 Abr 2023 - 10h30
Embaixador da Noruega diz que os níveis de desmatamento no Brasil devem abaixar Lorena Bueri

Na última quinta-feira (13), o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne, disse que existe uma grande possibilidade dos níveis de desmatamento no Brasil abaixarem depois do aumento das áreas desmatadas na Amazônia no início desse ano.

Um dos países que mais libera recursos para combater o desmatamento na região e também é um dos maiores doadores do Fundo Amazônia é a própria Noruega. Durante encontro com jornalistas na última semana, Odd Magne revelou que a Noruega ficou muito satisfeita com o retorno do Fundo Amazônia, restabelecido no início do ano após decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a volta do Fundo Amazônia, o governo norueguês conseguiu efetuar a doação de cerca de R$ 4 bilhões que estava paralisada após a descontinuidade dos projetos contra o desmatamento no país. Magne ainda comentou sobre os altos índices de destruição na Amazônia no primeiro trimestre desse ano.

“Esses números foram reportados como ruins também na Noruega, mas não dá para fazer avaliação concreta nesse momento. Ainda há grandes expectativas em relação ao governo Lula quanto a parar o desmatamento”, declarou Magne aos jornalistas na última quinta-feira.


Odd Magne Ruud, o embaixador da Noruega no Brasil (Foto: Reprodução/Internet)


De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, o primeiro trimestre desse ano alcançou o segundo pior índice de desmatamento na Amazônia desde 2016. Para o governo da Noruega, isso serve como uma previsão do processo mas ainda não é o suficiente para acabar com as doações do Fundo Amazônia. Provavelmente até o final de 2023 sairão informações mais concretas sobre o combate contra o desmatamento.

Nesta sexta-feira (14), Lula esteve na China e assinou alguns acordos que prometem desenvolver satélites e tecnologia 6G para o monitoramento de toda a região amazônica. O presidente brasileiro já havia declarado recentemente que o principal objetivo com isso é lutar contra as atividades de garimpo ilegal na região e acabar com o desmatamento.

 
Foto Destaque: A Floresta Amazônica (Reprodução/Adriano Gambarini)
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo