Esportes

Em homenagem a Bill Russell, NBA decide aposentar a camisa 6

NBA decide aposentar a camisa 6 em homenagem a Bill Russel, astro do Boston Celtics. Pioneiro na luta pelos direitos civis dos negros, Bill foi também o primeiro técnico negro na história do esporte americano.

11 Ago 2022 - 21h00 | Atualizado em 11 Ago 2022 - 21h00
Em homenagem a Bill Russell, NBA decide aposentar a camisa 6 Lorena Bueri

Em homenagem a Bill Russell, NBA decide aposentar a camisa 6 em quase todas as franquias da liga. O pivô, que faleceu no último dia 31 aos 88 anos, foi uma lenda do Boston Celtics e conquistou 11 anéis com a equipe. Na história do basquete norte-americano, essa é a primeira vez que o número de um ex-jogador será aposentado.


NBA Brasil anuncia aposentadoria da camisa 6. Reprodução/Instagram.


"Aposentar permanentemente seu número 6 em todas as equipes da NBA garante que a carreira transcendente de Bill seja sempre reconhecida”, disse Adam Silver, comissário da NBA. 

Adam ainda falou sobre a grandeza de Bill dentro e fora das quadras, mencionando o fato de o astro ter sido pioneiro na luta pelos direitos civis dos negros. O comissário afirma que Bill Russell deve ser homenageado de forma histórica e única. 

É fato que Bill foi um grande nome na história do esporte, sua influência era tão grande que moldou várias gerações de jogadores. 

A decisão será aderida por todas as franquias cujo nenhum atleta use a camisa 6. Lebron James, do Lakers, e Kristaps Porzingis, do Washington Wizards, podem continuar com o número estampado em suas camisas, cabendo aos dois decidir não utilizar mais a numeração em memória a vida e ao legado de Bill Russell.

Além de aposentar o número do astro, a temporada 2022/23 da NBA terá outras homenagens à lenda do Boston Celtics. Um logotipo em formato de trevo com o número 6 será exibido na linha lateral de todas as quadras.

Além disso, todos os atletas da liga usarão um emblema comemorativo no ombro de suas camisas. O Boston Celtics lançará uma camisa homenageando o ex-jogador e treinador da franquia, o lançamento será em breve.


NBA irá aposentar a camisa 6. Foto: Reprodução/Divulgação/NBA.


Russel usou a camisa 6 durante toda sua carreira, de 1956 a 1969, e agora o número deixará de ser usado por todos os jogadores da NBA.

Bill Russell causou um grande impacto social dentro e fora das quadras. Onze vezes campeão pelo Boston Celtics, o astro também foi o primeiro técnico negro na história dos esportes americanos profissionais. 

Em 1961, Bill se tornou um dos principais rostos da franquia na luta pelos direitos civis dos negros. Após ser discriminado no restaurante do hotel onde a equipe de Boston estava, o atleta se recusou a entrar em quadra para defender a camisa do Celtics. Em 1975 se recusou a ser o primeiro negro a entrar para o Hall da Fama do basquete, pois acreditava que outros vindos antes dele também mereciam ocupar um espaço onde jamais serão esquecidos. 

Foto Destaque: Bill Russell e seus onze anéis. Reprodução/NBA Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo