Celebridades

Em entrevista exclusiva, Maguila fala sobre doença

Em uma entrevista dada ao Globo Esporte, o ex-lutador Maguila falou sobre a sua doença e disse que está bem. "Não posso mais lutar, mas estou bem. Fiquem tranquilos".

11 Fev 2022 - 10h25 | Atualizado em 11 Fev 2022 - 10h25
Em entrevista exclusiva, Maguila fala sobre doença  Lorena Bueri

Em uma entrevista dada ao ‘Globo Esporte’, o ex-lutador José Adilson Rodrigues dos Santos, de 63 anos, mais conhecido também como Maguila, falou sobre o que aconteceu com ele nos últimos anos, como seu tratamento contra Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), sua internação no interior de SP, o uso de canabidiol e as suas memórias da carreira.  

Há anos o ex-lutador sofre com a Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), que também é conhecida como “demência pugilística”. Essa é uma doença neurodegenerativa evolutiva e incurável que pode ter sido causada devido aos golpes que sofreu durante anos em sua carreira de lutador. Ocorre após trauma craniano repetitivo ou lesões por explosão. Há cinco anos, Maguila mora em uma clínica em Itu, interior de São Paulo, para tratar a doença. 


Mulher de Maguila, enfermeira, cuidador e Maguila (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal/ Irani Pinheiro)


Na entrevista dada ao Globo Esporte, Maguila disse: “Quero mandar um abraço para todo o povo brasileiro que me viu lutar. Estou bem e fiquem tranquilos. Só não posso mais lutar, mas estou bem. Essa doença que nem sei falar o nome, mas é difícil. É para o povo ficar tranquilo que estou bem.” 

A sua mulher, Irani Pinheiro, disse que ele recebe um tratamento paliativo, onde se tem atividades que potencializam as respostas do corpo. Essas atividades consistem em rever lutas clássicas na televisão e nadar na piscina pela manhã. Irani também disse: “O Maguila está bem, ele tem uma doença degenerativa e progressiva, mas temos uma equipe que cuida dele 24 horas. É uma equipe que vem trabalhando para que ele tenha uma qualidade de vida melhor. A cada dia a gente vê o carinho que as pessoas têm pelo Maguila.” 

O Maguila lutou entre 1983 e 2000. Ao todo ele já teve 85 lutas oficiais em 17 anos. Já venceu 77 vezes, com 61 nocautes, 7 derrotas e 1 empate técnico. Já lutou com grandes nomes, como Evander Holyfield e George Foreman.

 

Foto Destaque: Maguila. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo