Notícias

Em encontro com Lula, ex-ministro de Bolsonaro defende privatização do Porto de Santos

Além do Porto de Santos, Tarcísio, ex-ministro de Bolsonaro, também defende conceder à iniciativa privada a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.

11 Jan 2023 - 20h00 | Atualizado em 11 Jan 2023 - 20h00
Em encontro com Lula, ex-ministro de Bolsonaro defende privatização do Porto de Santos Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu, no Palácio do Planalto, com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), que defendeu a continuidade do processo de privatização do Porto de Santos. Já é de conhecimento geral que o presidente Lula fez fortes críticas às privatizações durante a sua campanha eleitoral em 2022, se colocando contra o processo de privatização de estatais. O assunto também é criticado e não agrada integrantes e apoiadores do governo petista.

O que se sabe até o momento, é que durante a reunião entre o presidente e o ex-ministro da infraestrutura de Bolsonaro, foi debatida uma série de demandas do Estado, que também inclui o processo de concessão do terminal. Um dos principais argumentos de Tarcísio, é de que o projeto poderia faturar cerca de R$ 20 milhões em investimentos privados. Além disso, o projeto também inclui a construção de uma passagem seca entre as cidades de Santos e Guarujá.


Em encontro com Lula, ex-ministro de Bolsonaro defende privatização do Porto de Santos

(Foto: Reprodução/Carta Capital)


O Complexo Industrial e Portuário de Pecém é o maior da América Latina, este fazia parte da lista de prioridades de privatização do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do próprio governador de SP quando ainda era ministro de infraestrutura. 

Além do Porto de Santos, Tarcísio também defende conceder à iniciativa privada a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). A demanda também foi apresentada a Lula.

Diferente do anterior, o atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), descartou a privatização de imediato durante uma entrevista, logo após tomar posse no alto escalão do governo, o que deixou diversos apoiadores do governo petista contentes. 

Diálogo difícil 

O ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, foi quem planejou os encontros em uma tentativa de aproximação do Executivo com gestores estaduais aliados a Bolsonaro, mas até o momento o diálogo parece difícil, visto que há divergências. 

Ainda nesta semana, Lula recebeu o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que também foi eleito na onda bolsonarista. Na segunda-feira (09), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou do ato pela democracia e caminhou ao lado dos chefes dos Três Poderes, contra os atos terroristas registrados no último fim de semana em Brasília.

Melo também ganhou destaque anteriormente quando defendeu as negligências do governo Bolsonaro durante a CPI da Pandemia, além da vez que saiu vitorioso no estado onde Jair Bolsonaro conquistou mais de 65% dos eleitores com discurso da direita extrema e patriota. 

Ainda em uma tentativa de diálogo, existe a expectativa de que os governantes estaduais participem de mais encontros com Lula, incluindo no dia 27 de janeiro, também no Palácio do Planalto.

 

Foto destaque: Em encontro com Lula, ex-ministro de Bolsonaro defende privatização do Porto de Santos/Reprodução/Governo do Estado de São Paulo/CNN

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo