Saúde

Em apenas 3 anos 486 pessoas tiveram surto psicótico no DF

Conhecida por ser uma doença silenciosa, os surtos psicóticos de acordo com especialistas são estágios avançados de doenças não tratadas, só em 2022 foram registrados 36 casos no DF.

11 Mai 2022 - 11h23 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 11h23
Em apenas 3 anos 486 pessoas tiveram surto psicótico no DF Lorena Bueri

No Distrito Federal, nos últimos três anos ao menos 486 pessoas foram internadas por transtornos psicóticos agudos e transitórios. Os dados foram disponibilizados pela secretaria de saúde. Apenas nos primeiros dois meses de 2022, foram computados 36 ocorrências.

No ano de 2021 foram 150 casos registrados e em 2020, 128. Já em 2019 o número chegou a 208. Esses transtornos são caracterizados pela ocorrência aguda de sintomas psicóticos como ideias delirantes, alucinações, perturbações das percepções e desorganização comportamental. 

A unidade referência especializada em saúde mental no DF é o São Vicente de Paula, localizado em Taguatinga.

Sandra Mara Fernandes, foi uma das pessoas que precisam desse atendimento. A mulher de 34 anos que durante um surto manteve relações sexuais com Givaldo Alves de 31 anos, que até então era morador em situação de rua. O caso ocorreu em Planaltina.

Após 23 dias de internação, Sandra foi liberada do Hospital Universitário de Brasília (HUB), ela ficou na área psiquiátrica e descobriu que possui transtorno bipolar afetivo. 


Sandra Mara Fernandes. (Foto: Reprodução/Instagram


Outros casos semelhantes também foram registrados, em janeiro do ano passado, um homem não identificado foi visto nu sob a viatura da Polícia Militar do DF, segundo a corporação o homem estava em surto psicótico, ele foi acalmado e tirado de cima da viatura. 

Já neste ano, em janeiro, um homem de 39 anos trancou-se na casa do pai, 78, na Asa Sul, e ameaçou matar o idoso com uma faca de cozinha. A situação foi controlada sem feridos. A irmã do autor, informou na época que ele era dependente químico e vinha de um ciclo de internações em clínicas psiquiátricas. 

O psiquiatra e professor de medicina Leonardo Sodré, que na (UnB) Universidade de Brasília, afirma que os “surtos” psicóticos são, geralmente, sintomas mais graves de outras doenças que não foram tratadas de forma correta. 

“Para identificar os primeiros sintomas de uma doença ou condição mental, os familiares ou amigos devem estar atentos a comportamentos da pessoa que não eram comuns meses antes. Existem fatores de risco para o surgimento dessas condições, como histórico familiar e abuso de substâncias, como drogas, por exemplo. Se algumas desordem foram identificadas, é importante buscar tratamento. Quanto antes o acompanhamento começar, menos traumas o cérebro vai sofrer, e a doença vai ficar controlada”, explica.

Sodré explica que um transtorno psicótico é como se fosse um sonho, um sonho que parece real, mas que a pessoa está acordada. O paciente pode se sentir grandioso e até mesmo enxergar divindades. Ele explica também que as internações ocorrem apenas em casos graves, quando o paciente oferece risco de vida para si e outros ou está exposto financeira e moralmente. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF (Samu-DF) tem um Serviço de Saúde Mental que atende desde 2013, com assistência restrita a dias e horários comerciais. Desde 2016, o serviço passou a ser prestado 24 horas. O acionamento inicia sempre pelo telefone 192. 

Foto Destaque: Reprodução/Clinica Recanto.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo