Notícias

Em Goiás, aves morrem após granja ficar sem energia

Estima-se que mais de 120 mil aves morreram após queda de energia em uma granja de Morrinhos, Goiás. Caso semelhante aconteceu no começo do ano passado, quando 10 mil aves foram à óbito.

29 Jan 2022 - 12h30 | Atualizado em 29 Jan 2022 - 12h30
Em Goiás, aves morrem após granja ficar sem energia Lorena Bueri

Na tarde desta quinta-feira (27), aproximadamente 120 mil aves morreram após uma granja ficar sem energia na cidade de Morrinhos, no sul de Goiás. A falta de energia rompeu o abastecimento das ferramentas que mantêm a temperatura e a circulação de ar necessários para a criação dos animais. A empresa informou que ligou dois geradores na tentativa de manter a sobrevivência das aves, mas não obteve sucesso. Em razão disso, a retirada das aves começou a ser feita na manhã de sexta-feira (28).

A Enel Goiás informou, em nota à TV Anhanguera, que o fornecimento de energia foi reestabelecido no final da tarde de quinta-feira (27), e a causa da interrupção teria sido dois pontos de cabos partidos na rede.


Aves mortas após queda de energia em granja de Morrinhos, em Goiás. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)


Essa não é a primeira vez que o corte de energia prejudica o setor aviário no estado de Goiás. Em janeiro de 2021, a falta de energia provocou a morte de 10 mil aves em uma granja do estado, o que acarretou um prejuízo de R$150 mil para o empresário Wilson Cirilo de Almeida.

Segundo Almeida, a energia foi interrompida às 7h do dia 04 de janeiro de 2021 e os animais morreram devido ao calor extremo, resultante da falta de refrigeração no estabelecimento. Neste contexto, o dono da granja afirmou que a taxa de mortalidade estava altíssima e o gerador não deu conta de sustentar o trabalho. Ao tentar contato com a Enel, o produtor rural não obteve respostas. "É uma falta de respeito. A empresa podia responder se não vão arrumar ou se vai faltar energia mesmo, ou fazer qualquer coisa nesse sentido", desabafou Almeida.

Naquele momento, a Enel justificou em nota que a interrupção no serviço foi provocada por forte chuva que levou à destruição de trechos com cabos partidos, fios trançados e árvores que caíram sobre a rede.  

Foto Destaque: Aves na granja. Reprodução/Eva Hunka/Revista Rural

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo