Saúde

Em 24 horas, número de mortos por gripe dobra em Goiás

Sobe para 10 o numero de mortos pelo vírus da gripe influenza, estados alerta sobre a conscientização e importância da vacinação aos grupos de riscos no pais.

3 min de leitura
19 Abr 2023 - 22h09 | Atualizado em 19 Abr 2023 - 22h09

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), comprovou a 10° morte no ano pelo vírus da influenza nesta quarta-feira (19), o número de mortos dobrou nas últimas 24hrs no estado de Goiás, desde o último registro de terça-feira (18). Também foi divulgado mortes pelos agentes infecciosos, em Goiânia, Formosa, Senador Canedo e Iporá. 

O avanço do vírus tem preocupado autoridades da área da saúde. De acordo com a SES-GO, os casos têm se agravado devido a uma infecção causada pela gripe gerando uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que tem complicado a situação dos pacientes.

Vírus influenza 

Este vírus, é um tipo de gripe que atinge o nosso sistema respiratório criando infecções e pneumonias. Ela ataca os pulmões e a garganta. Os indivíduos que correm mais risco são gestantes, idosos, crianças pequenas, pessoas com imunidade baixa e doenças crônicas. 

Conscientização da vacinação  

O SES, informa que a procura pela vacina está baixa e que os grupos de risco são os mais afetados pelo vírus. A vacina está disponível pelo SUS, e será aplicada até o dia 31 de maio para o público prioritário. Mas a Secretaria de Saúde, pretende liberar a vacinação para outros grupos após esta data. É muito importante manter uma campanha de conscientização da vacinação, para que casos como estes sejam reduzidos. As vacinas produzem anticorpos capazes de combater agentes infecciosos, como o vírus influenza. 


Vacinação contra o virus influenza em Itabuna-Bahia/Reprodução Prefeitura de Itabuna


A lista dos prioritários: 

Trabalhadores da Saúde; 

Crianças de seis meses a seis anos; 

Povos indígenas;

Pessoas com comorbidades;

Pessoas com 60 ano ou a cima; 

Gestantes;

Caminhoneiros; 

Pessoas com deficiência; 

Trabalhadores prontuário;

Forças de segurança e salvamento;  

Pessoas com imunidade baixa ou doenças crônicas; 

Forças Armada, funcionarios do sistema;

De acordo com os órgãos de saúde do país, a vacinação é necessária neste cenário de aumento de mortes pela gripe. 

Foto destaque: Vacina contra a gripe influenza/Reprodução Prefeitura Juiz de Fora

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo