Tech

Elon Musk e centenas de pesquisadores pedem pausa no avanço de sistemas com IA

Os novos modelos avançados de inteligência artificial trazem riscos como o desemprego em massa e desinformação em grande escala, a exemplo de uma fake news envolvendo o Papa Francisco.

30 Mar 2023 - 20h35 | Atualizado em 30 Mar 2023 - 20h35
Elon Musk e centenas de pesquisadores pedem pausa no avanço de sistemas com IA Lorena Bueri

O bilionário Elon Musk e vários especialistas de Inteligência Artificial (IA) assinaram uma carta aberta na quarta-feira (29) que pede uma pausa de seis meses no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial. O grupo alerta “profundos riscos para a humanidade” devido uma “corrida fora de controle” pelo avanço de sistemas de IA.

A carta foi publificada pela ONG Future of Life. O documento pede uma pausa nos desenvolvimentos da IA mais poderosas que o ChatGPT 4, lançado neste mês, até que sejam definidos modelos de governança. Eles também pedem instituições capazes de fazer frente às “dramáticas perturbações econômicas e políticas (especialmente para a democracia) que a IA irá causar”, a responsabilização por danos causados pela inteligência artificial, a criação de órgãos regulatórios, vigilância de sistemas de IA e ferramentas que auxiliam na distinção do que é real e o artificial.

"Nos últimos meses, vimos os laboratórios de IA se lançando em uma corrida descontrolada para desenvolver e implantar cérebros digitais cada vez mais potentes que ninguém, nem mesmo seus criadores, podem entender, prever, ou controlar, de forma confiável", diz o documento.“Essa pausa deve ser pública e verificável e incluir todos os atores-chave. Se tal pausa não puder ser decretada rapidamente, os governos devem intervir e instituir uma moratória”.

Além de Musk, outros pesquisadores assinaram a carta como Steve Wozniak, cofundador da Apple, Jaan Tallin,cofundador do Skype, Evan Sharp, cofundador do Pinterest e entre outros.


Grupo alerta para riscos à humanidade e apela para suspensão de seis meses em pesquisas sobre IA. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Os novos modelos avançados de inteligência artificial trazem riscos como o desemprego em massa, a desinformação em grande escala - recentemente uma fake news viralizou e trouxe confusão nas mídias sociais, uma foto gerada por IA do Papa Francisco usando um casaco branco.

Até a OpenAI, criadora do ChatGPT, disse à emissora americana ABCNews que teme que sua criação seja usada para “desinformação em larga escala ou pra ciberataques”.

Devemos permitir que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e mentiras? Devemos automatizar todos os trabalhos, incluindo os gratificantes? (...) Devemos arriscar perder o controle de nossa civilização? Essas decisões não devem ser delegadas a líderes de tecnologia não eleitos”. O documento também diz que: "Sistemas poderosos de IA devem ser desenvolvidos apenas quando estivermos confiantes de que seus efeitos serão positivos e seus riscos serão gerenciáveis".

 

Foto Destaque: Elon Musk e centenas de especialistas pedem pausa no avanço de sistemas com IA.Reprodução/Pixabay.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo