Esportes

Eliminatórias da Eurocopa 2024 começam com jogaço e gigantes em ação

Eliminatórias da Euro 2024 começam com grandes equipes em novo ciclo após a Copa do Mundo, incluindo Argentina, França, Espanha, Alemanha e Itália. Confira os jogos da primeira rodada!

23 Mar 2023 - 17h03 | Atualizado em 23 Mar 2023 - 17h03
Eliminatórias da Eurocopa 2024 começam com jogaço e gigantes em ação Lorena Bueri

Três meses após o término da Copa do Mundo conquistada pela Argentina – o primeiro título de uma seleção não europeia em 20 anos –, as Eliminatórias da Eurocopa 2024 começam nesta quinta-feira (23) com várias das grandes equipes iniciando um novo ciclo.

A França ficou por uma disputa de pênaltis de conquistar dois títulos consecutivos do Mundial, sendo derrotada pelos hermanos na final, mas outras forças como Alemanha, Espanha e Itália passaram por experiências distintas antes ou durante a disputa do torneio do ano passado no Catar.

O declínio da Alemanha – que já tem vaga garantida na Euro 2024 por ser o país-sede – desde que venceu a Copa do Mundo em 2014, no Brasil, continuou depois de ser eliminada ainda na fase de grupos da edição passada, o que representa a segunda queda consecutiva nesse contexto.


Alemanha e Espanha se enfrentaram na Copa do Mundo. (Foto/Reprodução/UOL)


Já a Espanha não se sagra campeã desde a Euro 2012. Após chegar às semifinais da competição disputada dois anos atrás, a surpreendente eliminação nas oitavas de final do Mundial para a seleção do Marrocos representou um revés marcante para uma nova e promissora geração de jogadores.

Enquanto isso, a Itália, atual campeã europeia, sequer se classificou para a Copa do Mundo do Catar. Após cair para a repescagem, a “Azzurra” foi eliminada em casa pela Macedônia do Norte, voltando a ficar de fora de um Mundial depois de não ter participado em 2018.


Itália é a atual campeã da Euro. (Foto/Reprodução/EBC)


Em patamar histórico inferior, mas com ótimas gerações recentes, seleções como Bélgica, Portugal e Inglaterra também chegam com expectativas para a nova caminhada. Depois de liderar a melhor geração da história da Bélgica, Roberto Martinez assumiu o comando técnico de Portugal.

Enquanto Cristiano Ronaldo chega à reta final de sua carreira aos 38 anos e jogando no Al-Nassr, clube da Arábia Saudita, Martinez contará com peças de destaque no futebol mundial nos últimos tempos, incluindo Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Felix e Diogo Jota.


Roberto Martinez, técnico de Portugal. (Foto/Reprodução/API)


Na seleção inglesa, o técnico Gareth Southgate disse que precisava de tempo para considerar seu futuro depois da eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo para a França, mas rapidamente decidiu pela permanência. Com seu contrato renovado até dezembro de 2024, é possível que a Euro seja o último torneio oficial dos “Three Lions” sob o comando do treinador.

Apesar da queda no Catar, a sequência de bons desempenhos acabou sendo suficiente para a manutenção de Southgate. Em relação ao grupo, Jude Bellingham deve emergir como a figura central. Marcus Rashford será ausência nas duas primeiras rodadas por contusão, mas está tendo a melhor temporada de sua carreira no Manchester United.


Tabela das Eliminatórias da Euro 2024. (Foto/Reprodução/CDN)


Confira a lista de jogos da primeira rodada das Eliminatórias da Euro 2024:

Quinta-feira (23/03)

12h - Cazaquistão x Eslovênia

16h45 - Itália x Inglaterra

16h45 - Macedônia do Norte x Malta

16h45 - Dinamarca x Finlândia

16h45 - San Marino x Irlanda do Norte

16h45 - Portugal x Liechtenstein

16h45 - Eslováquia x Luxemburgo

16h45 - Bósnia e Herzegovina x Islândia

Sexta-feira (24/03)

14h - Bulgária x Montenegro

16h45 - França x Holanda

16h45 - Gibraltar x Grécia

16h45 - República Tcheca x Polônia

16h45 - Moldávia x Ilhas Faroe

16h45 - Suécia x Bélgica

16h45 - Áustria x Azerbaijão

16h45 - Sérvia x Lituânia

Sábado (25/03)

11h - Escócia x Chipre

14h - Armênia x Turquia

14h - Belarus x Suíça

14h - Israel x Kosovo

16h45 - Espanha x Noruega

16h45 - Croácia x País de Gales

16h45 - Andorra x Romênia

Foto destaque: UEFA Euro 2024. Reprodução/FPI

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo