Notícias

Eleições 2022: Veja o que é permitido vestir na hora de votar

A aproximação das eleições fez com que uma dúvida, recorrente em épocas de pleito, voltasse a circular nos últimos dias: é permitido votar de bermuda e chinelos?

28 Set 2022 - 09h45 | Atualizado em 28 Set 2022 - 09h45
Eleições 2022: Veja o que é permitido vestir na hora de votar Lorena Bueri

As eleições ocorrerão no próximo domingo dia (2) e vem gerando algumas dúvidas aos eleitore. Mais de 156 milhões de pessoas devem comparecer às urnas para escolher seus candidatos no 1º turno das eleições 2022, e, para exercerem o direito de votar, é necessário que levem alguns itens e documentos.

Uma das dúvidas é: pode votar de bermuda e chinelo?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que não existe roupa específica para a votação. Só não é permitido votar sem camisa ou com roupas de banho, como biquíni, maiô ou sunga. É possível ir de bermuda, chinelo ou e de regata aos locais de votação.


Urna Eletrônica (Foto/Reprodução: Agência Brasil)


Outra dúvida em questão é se pode votar com a camiseta do candidato. Podem usar bandeiras, broches, adesivos, camisetas. “Contudo, é proibido promover aglomerações com pessoas uniformizadas ou portando quaisquer insígnias que identifiquem candidata ou candidato, partido, coligação ou federação”, acresenta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

E quais documentos é preciso levar? É importante ficar atento a algumas regras e documentos que precisam ser levados para votar. A recomendação é levar um documento oficial com foto, como identidade, carteira de trabalho, de motorista, passaporte, carteira de reservista ou carteira profissional reconhecida por lei. Certidão de nascimento ou de casamento não validam a identidade do eleitor no momento da eleição. 

O eleitor com biometria cadastrada também pode substituir o documento oficial com foto pelo aplicativo E-Título, desde que a via digital tenha foto. O aplicativo pode ser baixado no celular, mas não deixe para a última hora. A emissão da versão digital do documento ficará suspensa em 2 de outubro, dia de votação.

Em 2022, o STF definiu que os eleitores devem entregar ao mesário, celular, máquina fotográfica, filmadora ou equipamento de radiocomunicação antes de se dirigir a cabine de votação.

 

Foto destaque: Eleitores em dia de votação usando bermudas e chinelo. Reprodução/Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo