Notícias

Eleições 2022: Romeu Zema lidera a disputa pelo governo de Minas

Com 41%, Zema possui mais intenções de voto do que os demais pré-candidatos somados (39%) e, por isso, há a possibilidade de vitória em primeiro turno.

13 Mai 2022 - 15h26 | Atualizado em 13 Mai 2022 - 15h26
Eleições 2022: Romeu Zema lidera a disputa pelo governo de Minas Lorena Bueri

A mais nova pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta sexta feira, 13, aponta que o atual governador mineiro, Romeu Zema (Novo), está à frente na corrida eleitoral para o governo do estado de Minas Gerais, com 41%. O segundo colocado é o ex prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 30%, seguido por Carlos Viana (PL), candidato de Bolsonaro ao governo do estado, que aparece com 9% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 11% e 10% e ainda não decidiram em quem votar nas eleições de outubro.

Com 41%, o governador Zema possui mais intenções de voto do que os demais pré-candidatos somados (39%) e, por isso, há a possibilidade de vitória em primeiro turno. No entanto, por conta da margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa também indica chance de a disputa ir para o segundo turno.

Foram ouvidas 1.480 pessoas entre 7 e 10 de maio. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada na Justiça Eleitoral com o número MG-03191/2022. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%.

 

Intenção de voto para governador no primeiro turno (estimulada)

Zema (Novo): 41%

Kalil (PSD): 30%

Viana (PL): 9%

Branco/nulo/não pretende votar: 11%

Indecisos: 10%.

 

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando a lista de pré-candidatos não é apresentada aos entrevistados, 82% disseram que ainda não escolheram seu candidato a governador.

Ainda não escolhi: 82%

 Zema (Novo): 10%

 Kalil (PSD): 5%

Outros: 2%

Branco/nulo/não pretende votar: 2%.

 

Cenário 1:

Zema (Novo): 48%

Kalil (PSD): 35%

Branco/nulo/não pretende votar: 9%

Indecisos: 8%

 

Cenário 2:

Zema (Novo): 59%

Viana (PL): 18%

Branco/nulo/não pretende votar: 14%

Indecisos: 9%.


O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), o Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT) e o Senador Alexandre Silveira (PSD). (Foto Reprodução/Jornal O Estado de Minas).


Também foi feito um levantamento sobre as intenções de voto dos eleitores mineiros para o Senado com quatro cenários. No primeiro, o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) aparece encabeçando a lista com 17% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com 9%, e seguido pelo atual senador Alexandre Silveira (PSD), com 8%, e pelo deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL), com 5%. Com a margem de erro, esses três pré-candidatos empatam tecnicamente. Álvaro Antônio, ex-ministro do Turismo, também empata tecnicamente com o deputado federal Marcelo Aro (PP), que tem 2%. Brancos e nulos somam 36%, e indecisos, 23%.

Na pesquisa espontânea, 96% dos entrevistados disseram que ainda não escolheram seu candidato ao Senado.

 

Foto destaque: O governador de MG, Romeu Zema (Novo), o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) e o senador Carlos Viana (PL). Foto Reprodução: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo