Notícias

Eleições 2022: Nova pesquisa eleitoral aponta que Lula ampliou 4 pontos e tem 45% das intenções de voto contra 34% de Jair Bolsonaro

Pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo Banco BTG Pactual, ouviu cerca de 2.000 pessoas entre os dias 12 a 14 de agosto e está registrada no TSE com o número BR-00603/2022. Confira!

15 Ago 2022 - 15h10 | Atualizado em 15 Ago 2022 - 15h10
Eleições 2022: Nova pesquisa eleitoral aponta que Lula ampliou 4 pontos e tem 45% das intenções de voto contra 34% de Jair Bolsonaro Lorena Bueri

Foi divulgada nesta segunda-feira (15) o resultado da mais nova pesquisa eleitoral do Instituto FSB, contratada pelo Banco BTG Pactual. Segundo ela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), alcançou 45% das intenções de voto no primeiro turno, contra 34% do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL).

De acordo com a pesquisa, o ex-presidente Lula cresceu quatro pontos percentuais desde a última pesquisa realizada pelo Instituto FSB, divulgada na semana passada, quando tinha 41%. Bolsonaro continuou com o mesmo percentual.

Cerca de 2 mil pessoas foram entrevistadas de 12 a 14 de agosto e a pesquisa está registrada no TSE com o número BR-00603/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%.


Pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo Banco BTG Pactual, ouviu cerca de 2.000 pessoas entre os dias 12 a 14 de agosto. (Foto: Reprodução/Instituto FSB Pesquisa)


Segundo turno

De acordo com a pesquisa, Lula lidera nas intenções de voto com 53% contra 51% apontados pela última pesquisa. Jair Bolsonaro tem 38%, um ponto percentual a menos que o indicado pela última pesquisa, quando tinha 39%.

Na mesma sondagem, Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% e Simone Tebet (MDB), 2%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 1%, indecisos, 2%, e os que não escolheram nenhum candidato somam 5%.

"Após a desistência de André Janones, que até então tinha 2% das intenções de voto, e tendo atraído alguns eleitores indecisos ou que falavam em anular seus votos, o ex-presidente Lula cresceu 4 pontos percentuais na última semana e voltou ao patamar de 45%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro ficou estagnado nos 34%", diz a pesquisa.

André Janones, do Avante, anunciou apoio a Lula neste mês, e tem aparecido com frequência em postagens nas redes sociais com o ex-presidente.

Intenção de voto espontânea

Na pergunta espontânea, isto é, quando os próprios entrevistados tiveram de apontar um nome escolhido, Lula também ampliou três pontos.

Segundo o novo levantamento, Luiz Inácio Lula da Silva tem agora 41% das intenções de voto na espontânea, contra 38% indicados na última pesquisa. Jair Bolsonaro teve 32% contra 31% na última pesquisa.

Ciro Gomes teve 3% e Simone Tebet, 1%. Os demais, somados, tiveram 1%. Não escolheram um candidato o total de 5% e brancos/nulos somaram 4%. Não sabem ou não responderam somaram 13%.

Aprovação do governo Jair Bolsonaro estagnada

Apesar do pacote de bondades, o patamar de avaliação positiva ao governo do presidente Jair Bolsonaro ficou estacionada em relação à pesquisa anteriormente divulgada, estagnado em 33% de ótimo/bom.

Na pergunta "Como você avalia o governo do presidente Jair Bolsonaro?”, 33% dos entrevistados avaliaram o governo como ótimo/bom, mesmo número da pesquisa anterior.

Outros 21% avaliaram o governo Bolsonaro como regular contra 22% apontados na pesquisa anterior. O governo do candidato à reeleição pelo Partido Liberal, Jair Bolsonaro é avaliado como ruim/péssimo por 44% dos entrevistados, mesmo número da pesquisa anterior, enquanto outros 2% não souberam ou não responderam.

Na pergunta "Você diria que aprova ou desaprova a forma como Jair Bolsonaro está governando o Brasil?", cerca de 38% pessoas dizem aprovar. Na pesquisa anterior, esse número chegou a 40%. 3% dos entrevistados não aprovam e nem desaprovam.

Insatisfeitos com a gestão federal somam 55%. Na última pesquisa eles eram 54%.

"Após recuperar parte da imagem na esteira da redução da inflação e da aprovação do pacote de benefícios sociais, governo deixa de receber novos apoios. Bolsonaro tem 33% de ótimo/bom e 34% de intenção de voto. Para voltar a crescer na corrida eleitoral, precisará convencer os 21% que consideram sua gestão regular", declara Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa.

 

Foto destaque: Eleições 2022: Nova pesquisa eleitoral aponta que Lula ampliou 4 pontos e tem 45% das intenções de voto contra 34% de Jair Bolsonaro

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo