Notícias

Eleições 2022: Geraldo Alckmin anuncia filiação no PSB na próxima semana

Alckmin é cotado para ser o vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputará a Presidência da República. O apoio do PSB ao PT nas eleições presidenciais é dado como certo.

18 Mar 2022 - 16h14 | Atualizado em 18 Mar 2022 - 16h14
Eleições 2022: Geraldo Alckmin anuncia filiação no PSB na próxima semana Lorena Bueri

Após deixar o PSDB, Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, anunciou na manhã desta sexta-feira (18) que irá se filiar ao PSB. O anúncio aconteceu em uma postagem nas redes sociais.

No texto postado no Twitter de Alckmin, foi citada a frase do então candidato a presidente da república, Eduardo Campos, morto durante a campanha de 2014: “Não vamos desistir do Brasil”. Campos, em sua última aparição pública, no estúdio do Jornal Nacional, da TV Globo, afirmou: “Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa”. Eduardo morreu após a queda de um jato particular em agosto de 2014. Campos disputava as eleições presidenciais de 2014 pelo PSB.

De acordo com o presidente do partido, Carlos Siqueira afirmou que a filiação do ex-governador ocorrerá às 10h30 da próxima terça-feira (23).

Com a filiação do ex-tucano ao PSB, fica mais próximo de selar a chapa Lula-Alckmin para disputar os postos de presidente e vice-presidente, respectivamente. As negociações começaram em 2021. No começo de 2022, a aliança já era certa; segundo interlocutores, faltava apenas Alckmin decidir em qual partido se filiaria.


Alckmin anunciou no Twiiter sua decisão. A chapa Lula - Alckmin está mais perto de ser selada. (Foto Reprodução: site Poder360)


Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho nasceu em Pindamonhangaba no dia 07 de novembro de 1952. Formado em medicina na cidade vizinha de Taubaté, iniciou sua vida política em sua cidade natal, onde foi vereador e presidente da Câmara de vereadores. Em 1982, foi eleito deputado estadual pelo estado de São Paulo. Em 1986 e 1990, foi compor o quadro da Câmara dos Deputados como deputado federal.

Foi um dos fundadores do PSDB e o segundo presidente da legenda (1991 a 1994). Compôs a chapa de Mário Covas em 1994, sendo eleito vice-governador do estado. Com a morte de Covas em 2001, assumiu o Palácio dos Bandeirantes e foi reeleito em 2002. No ano de 2006, renunciou do cargo de governador e disputou a eleição presidencial, sendo derrotado pelo candidato do PT e então presidente da república que buscava sua reeleição. Em 2008, foi derrotado quando concorria ao cargo de prefeito da capital paulista.

Voltou a cena política em 2010 como governador de São Paulo, sendo reeleito em 2014. Em 2018, obteve 4,7% da intenções de voto na corrida presidencial, sendo o quarto colocado na disputa. Atualmente é professor de medicina na Universidade Nove de Julho.

 

Foto destaque: Geraldo Alckmin confirma filiação no PSB. Foto Reprodução: Diogo Moreira/a2img- WikiMedia Commons.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo