Notícias

Eleições 2022: Alexandre de Moraes afirma que não há nada de secreto na Justiça Eleitoral

Declaração do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral foi dada durante seu discurso em cerimônia de assinatura e lacração dos sistemas para as eleições de 2022.

02 Set 2022 - 14h40 | Atualizado em 02 Set 2022 - 14h40
Eleições 2022: Alexandre de Moraes afirma que não há nada de secreto na Justiça Eleitoral Lorena Bueri

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu nesta sexta-feira (2), o processo de lacração das urnas eletrônicas para as eleições. Agora, os programas ficam fechados digitalmente e fisicamente e serão armazenados na sala-cofre do Tribunal.

Os programas foram assinados digitalmente pelo presidente da Corte e ministro Alexandre de Moraes e por representantes das entidades que fiscalizam o processo eleitoral, entre elas, as Forças Armadas, a Polícia Federal (PF), Ministério Público Eleitoral (MPE), Controladoria Geral da União (CGU) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Urnas eletrônicas foram lacradas e serão armazenadas no cofre do Tribunal. (Foto:Reprodução/TSE)


O ministro Alexandre de Moraes, em seu discurso durante a cerimônia, afirmou que “não há nada de secreto na Justiça Eleitoral, apenas o voto”. Moraes disse que comentava com os demais ministros que embora esta seja a etapa mais burocrática do pleito eleitoral, nunca teve a audiência tão completa como está tendo.

“Nunca isso foi acompanhado por tantas pessoas e isso é muito bom porque isso legítima cada vez mais a Justiça Eleitoral. Mostra que trabalhos de forma pública, transparente”, complementou o presidente do TSE.

De acordo com o Tribunal, essa assinatura digital assegura que o software da urna não foi modificado de forma intencional ou não perdeu suas características originais por falha na gravação ou leitura. Se a assinatura digital for válida, isso significa que o arquivo não foi alterado. Uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI), durante toda a semana, fizeram a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação para verificar o seu perfeito funcionamento e integridade.

Ao encerrar seu discurso, o presidente da Corte Alexandre de Morais, disse que “as quatro palavras que quero destacar são essas: transparência, segurança, seriedade e confiança na justiça eleitoral”. O principal foco do TSE é mostrar a confiabilidade do processo eleitoral, para garantir ao eleitor que, quando o voto é registrado na urna, seja computado de forma totalmente segura.

Foto destaque: Alexandre de Morais destaca que não há nada de secreto na Justiça Eleitoral. Reprodução/Youtube

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo