Notícias

El Salvador adota "megaprisão" para tentar reprimir gangues em seu solo

Medida radical no pequeno país da América Central visa combater o alto índice de violência acarretado por gangues. A megaprisão é a maior de todas as Américas.

26 Fev 2023 - 19h01 | Atualizado em 26 Fev 2023 - 19h01
El Salvador adota 'megaprisão' para tentar reprimir gangues em seu solo Lorena Bueri

Um dos países do pequeno continente da América Central, sendo um dos poucos que não é uma ilha em meio ao mar do Caribe, El Salvador vem convivendo com um grave problema: o alto número de gangues em seu solo. Todavia a solução adotada foi criar uma espécie de "megaprisão" recém inaugurada.

O governo de El Salvador criou uma espécie de prisão especial na última quarta-feira para tentar reprimir o elevado número de gangues. A atitude, comemorada pelo presidente Nayib Bukele em rede social (twitter) comemorou o caso, já que vê a medida como uma tentativa de tentar conter o alto índice de violência no país (onde muitos desses atos violentos são atribuídos a esses grupos).

A medida não foi algo de imediato, já que o presidente precisou contar com o apoio do Congresso salvadorenho para aprovar uma espécie de "medida especial", suspendendo a questão dos direitos constitucionais previstos em lei. Com a adoção da medida, mais de 64 mil pessoas tidas como suspeitas já foram presas (sem mandado, já que as comunicações privadas são acessíveis apenas pelo governo e os detidos assim perderam o direito a advogado).


"Hoje (24 fe verereiro) na madrugada, em uma única operação, transferimos os primeiros 2 mil membros de gangues ao Centro de Confinamento do Terrorismo. Está será sua nova casa, onde viverão por décadas, misturados, sem poder fazer mais dano a população" assim comemorou o presidente de El Salvador a transferência dos primeiros presos a nova megaprisão. (Foto: Reprodução/Twitter)


Quanto a questão em específico da megaprisão, que é tida como a maior das Américas (tem capacidade para 40 mil detentos), cerca de 2 mil pessoas acusadas já foram enviadas para o local específico. Em um vídeo publicado pelo presidente Bukele, prisioneiros de shorts brancos e cabeça raspada são vistos a caminho de suas respectivas celas (muitos inclusives com tatuagens fazendo alusão direta as gangues).

Mesmo a medida radical sendo para amenizar os danos causados pelas gangues no país, organizações de direitos humanos são críticos as medidas impostas por Bukele. No entanto a medida ainda é vista como positiva por grande parte da população e o Ministro da Segurança de El Salvador já sinalizou que medida seguirá até que os criminosos sejam devidamente capturados.

Foto Destaque: El Salvador surpreende e cria impressionante prisão para combater os criminosos em seu solo. (Foto: Secretaria de Prensa da Presidência de El Salvador/Reuters)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo