Notícias

Efeitos do aquecimento global geram recorde em temperatura no ano de 2021

O aquecimento global, causado pelos gases de efeito estufa, tem causado o aumento da temperatura no planeta, e é amplamente distribuído, afetando quase todas as áreas terrestres e oceânicas, de acordo com o relatório.

15 Jan 2022 - 11h28 | Atualizado em 15 Jan 2022 - 11h28
Efeitos do aquecimento global geram recorde em temperatura no ano de 2021 Lorena Bueri

O efeito estufa vem causando vários problemas no clima e a sociedade vem sentindo isso no decorrer dos anos. O fenômeno é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa. A grande problemática deste acontecimento começa quando a atmosfera retém mais calor e, como consequência, aumenta a temperatura da Terra além do normal — é o famoso Aquecimento Global. 



Aquecimento Global (Foto:Reprodução/Sustentabilidade no ar)


As grandes questões e questionamentos de como o ser humano vem alterando o clima no mundo dar-se pelas ocorrências nunca vistas antes. Os gases responsáveis pelo efeito estufa são liberados naturalmente por vulcões e incêndios florestais de causas naturais. As atividades humanas caracterizam-se pela emissão de gás carbônico (dióxido de carbono) em abundância — o gás carbônico é responsável por 57% do efeito estufa, a natureza produz um terço dessa substância, enquanto a atividade humana produz dois terços. 

Conforme o relatório da Berkeley Earth, organização de pesquisa com sede na Califórnia, foi evidenciado que 2021 foi nominalmente o sexto ano mais quente na Terra desde 1850. Os especialistas especificam que 1,8 bilhão de pessoas tiveram um recorde de temperatura anual em 2021. A pesquisa também apontou que embora não seja a temperatura do ano ao nível recorde, cerca de 8,3% da superfície da Terra teve uma média anual recorde localmente quente em 2021. 



El Niño e La Niña (Foto: Reprodução: CampoVivo)


China, Coreia do Sul e Nigéria também tiveram médias anuais quentes em 2021, apontam pesquisas. Cientistas acreditam que o efeito La Niña (fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e oriental), tenha reduzido as temperaturas um pouco em comparação com anos anteriores.  Diz a pesquisa que a tendência a longo prazo consistente com um padrão contínuo de aquecimento global.



Derretimento das calotas polares (Foto: Reprodução/OficinaDaNet)


Existem relatos que alguns países da Europa, enfrentaram algumas divergências causadas pelo aquecimento global, acarretando, por exemplo, alagamentos fora do normal para região. “Ao derreter o gelo marinho e diminuir a cobertura de neve, o aquecimento nas regiões árticas faz com que mais luz solar seja absorvida, o que permite ainda mais aquecimento”, escreveram.


Foto destaque: Incêndio provocado por altas temperaturas (Foto: Reprodução/Observado)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo